OAB Nacional

Ophir Cavalcante participa do lançamento de projeto para o Judiciário

Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, participou hoje do lançamento do projeto do Centro Nacional de Informações Processuais e Extraprocessuais (CNIPE) do Supremo Tribunal Federal (STF), sistema que pretende integrar os processos do Poder Judiciário reunindo dados de todos os tribunais, varas e cartórios do País. Do lançamento, feito pelo presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso, no Salão Branco do Supremo, participaram também o presidente do Senado Federal, José Sarney; o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen.

“Todos os projetos que tiverem como objetivo melhorar a prestação jurisdicional, racionalizar custos da Justiça e instituir uma gestão sob o princípio  de que o Judiciário é um poder uno e nacional, são muito bem-vindos”, afirmou Ophir Cavalcante após a cerimônia. Ele observou que o programa lançado tem méritos, mas ressalvou que é preciso  aguardar para saber como será implementado o projeto e quanto custará ao erário.”Não podemos, sob o argumento de que se vai uniformizar ou unificar a Justiça, despender recursos do erário de uma forma desmedida; por isso, acho importante que se tenha um estudo prévio de quanto custará a implantação desse projeto para o Judiciário brasileiro. Reafirmo que a ideia é boa, mas como será executada é o grande desafio para o Judiciário”, disse.

 

Fonte: OAB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ophir Cavalcante participa do lançamento de projeto para o Judiciário. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/oab-nacional/ophir-cavalcante-participa-do-lancamento-de-projeto-para-o-judiciario/ Acesso em: 22 mar. 2026
Sair da versão mobile