OAB Nacional

Cinco mil fazem manifestação na Paraíba para pedir juiz e promotor para cidade

João Pessoa (PB), 15/10/2009 – Mais de cinco mil pessoas participaram de uma passeata no município de São Bento, na Paraíba, para reivindicar um juiz e promotor titulares para a cidade. A movimentação reuniu autoridades, a sociedade organizada, comerciários e estudantes pelas principais ruas da cidade com faixas e cartazes. O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Paraíba, José Mario Porto, reivindicou que a comarca seja elevada à categoria de 2ª Entrância, o que garantiria pelo menos três juízes e promotores em São Bento. “A cidade tem mais de 30 mil habitantes e contribui para a economia da região. Precisamos de mais profissionais para dar andamento aos processos encalhados”, disse.

No mês de julho, a OAB formalizou um requerimento com este pedido e até o momento aguarda um posicionamento do Tribunal de Justiça do Estado. De acordo com a auxiliar do cartório de São Bento, Maria Zenaide Salvino, o fórum tem mais de 2.500 processos encalhados e aguardando um despacho do juiz, mas a cidade conta com apenas um que vem duas vezes por semana da comarca de Brejo do Cruz e não tem condições de realizar todos os procedimentos arquivados.

Fonte: OAB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Cinco mil fazem manifestação na Paraíba para pedir juiz e promotor para cidade. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/oab-nacional/cinco-mil-fazem-manifestacao-na-paraiba-para-pedir-juiz-e-promotor-para-cidade/ Acesso em: 15 jul. 2024
Sair da versão mobile