Os 120 anos do Instituto Estadual de Educação (IEE) foram comemorados em ato parlamentar solene na noite desta terça-feira (5) no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa. A sessão, proposta pela deputada Angela Albino (PCdoB), homenageou também a Escola de Aplicação do IEE (EDA), pelos seus 50 anos e o Instituto de Dança do IEE, 40 anos.
Durante a sessão, um vídeo institucional, elaborado pelos alunos da disciplina de filosofia, apresentou a historia do IEE, suas conquistas, dificuldades, política pedagógica e importância para a cidade de Florianópolis e para o estado. Professores, alunos, diretores, desde o início da escola, foram os personagens que contaram a história no vídeo-documentário. Os projetos pedagógicos também foram abordados, como o Instituto de Dança, a Escola de Aplicação, o departamento de línguas e de esportes.
O presidente da Associação de Pais e Professores, Elvis Joceni de Souza, discursou que ?é possível falar das glórias nestes 120 anos, é possível falar pelos alunos e atletas que enalteceram este estado, é possível falar da boa estrutura física, exaltar as qualidades da educação catarinense, mas, na atual conjuntura, a realidade é mais dura do que a mídia trata em seus textos e imagens?. Segundo ele, a forma como a educação pública está sendo tratada empobrece a formação e a construção de uma sociedade digna.
?O IEE vive porque homens e mulheres, professores e professoras, pais e alunos unem forças para continuar criando, neste contexto de educação pública esquecida, desmerecida, meios para continuar investindo na formação de milhares de cidadãos. Esperamos que haja uma política especial e emergencial em relação à educação. Exigimos respeito?, declarou Souza em sua fala final.
O coordenador geral do IEE, Vendelin Santo Borguezon, prestou sua homenagem a maior escola pública da América Latina. Para ele, ?se é uma luta ser professor e trabalhar todos os dias, dentro das nossas condições, é com muito carinho que rendo homenagem a uma instituição que busca sempre fazer bem feito, que promove a educação de qualidade e prepara para o exercício de direitos e deveres, tendo como foco maior a produção de conhecimento?. Borguezon tratou de números, da capacidade física e das dificuldades e situou abrangência dos cursos.
A proponente da sessão, deputada Angela Albino, falou da honra em fazer parte da comemoração desta instituição, que simboliza a luta pela educação de qualidade no estado. ?Sem a valorização da educação e dos profissionais que nela atuam, estamos todos fadados ao caos. A educação põe fim às desigualdades e as injustiças?, declarou.
A parlamentar homenageou, ainda, três mulheres que, distanciadas historicamente, compõem a luta pela educação pública de qualidade. Angela lembrou da primeira deputada negra, Antonieta de Barros, e das alunas Vitoria e Laura que empenharam-se, este ano, na luta pelo cursinho pré-vestibular. ?Essa vitória não pode ser vista como mero privilégio, mas como uma conquista histórica?.
Durante a comemoração, a aluna Amanda Amâncio interpretou as músicas ?Enquanto houver sol?, dos Titãs, e ?Caçador de mim?, de Milton Nascimento. Diversos professores, ex-professores, coordenadores, diretores e ex-diretores receberam uma placa em sua homenagem pelo compromisso com o ensino de qualidade. Alunos e ex-alunos também foram homenageados e vários ex-professores receberam um certificado. (Michelle Dias)
Homenageados:
– Vendelin Santo Borguezon, coordenador geral do IEE
– Marina Heindrich Carvalho, Instituto de dança
– Elvis Joceni de Souza, presidente da APP
– Angela Zavarize, representante da Escola de Aplicação
– Izabel da Silva Lins, representante da Escola de Aplicação
– Oscar Cesar Grando, Associação Desportiva do IEE
– Adevilton Victor Bernardes, ex-professor e ex-diretor
– Clenice Rodrigues Machado, ex-professora e ex-diretora
– Elisabete Bayer Jorge, ex-professora e ex-diretora
– Elisabete Cecília Farias, ex-professora
– Eloi Girardi, ex-professor
– João Tomaz de Souza, ex-professor e ex-diretor
– Rosangela Moraes da Rosa, ex-professora e ex-diretora
– Maria de Loudes Archer, professora
– Maria Aparecida Gonzaga, professora de dança
– Adiles Carmem Zanata, departamento pedagógico
– Kátia Proença, departamento pedagógico
– Manoel Sebastião do Nascimento Junior, departamento de línguas
– Julieta Albertino de Medeiros Vieira, departamento de línguas
– Simone Serafim, departamento de línguas
– Sérgio Roberto Schmit, departamento de esportes
– Eloi Girardi, professor
– Norberto Correa, professor
– Flavio Eugênio Annes, professor
– Ricardo Monn, professor
– Angélica Espíndola, professora
– Maria Cristina da Anunciação, professora
Fonte: AL/SC