MP/SC

Festival promove intercâmbio e difusão das artes cênicas

Durante todo o mês de setembro, moradores e turistas em visita a Florianópolis podem apreciar gratuitamente espetáculos de teatro, dança e circo de diferentes estados do país, além de produções locais, oficinas, palestras e exposições. As apresentações, feitas em teatros, auditórios, e também nas praças e ruas da cidade, integram o festival Palco Giratório, promovido há 15 anos pelo Sesc e que completa no estado sua 9ª edição.

O projeto, realizado também em outros oito estados, tem como objetivo possibilitar o intercâmbio entre as diversas correntes culturais do país, além de promover a difusão das artes cênicas. Os ingressos são gratuitos e podem ser obtidos na central de atendimento do Sesc de Florianópolis, ou uma hora antes, nos locais de apresentação.

O festival é considerado o maior projeto de circulação teatral do país, em que cada um dos 16 grupos participantes chega a fazer de 80 a 100 apresentações. A definição dos participantes, explica Afonso Nilson de Souza, técnico de cultura do Sesc, é realizada por uma curadoria que se reúne uma vez por ano na cidade do Rio de Janeiro. Todos os estados podem enviar suas sugestões, que chegam a somar 200 espetáculos. ?A ideia é trazer um grupo de cada estado e Santa Catarina tem garantido seguidamente a participação pela qualidade dos trabalhos cênicos aqui desenvolvidos?, disse.

Dos estados em que o festival é realizado, Santa Catarina é a etapa de maior duração, com 30 dias. ?A programação, que teve início no dia 1º deste mês, é bastante extensa e tem tido boa aceitação pelo público. Todos os dias há uma atividade diferente, a maioria delas no teatro do Sesc, por isso aconselhamos aos interessados em assisti-las que procurem os ingressos com antecipação?, disse Souza.

Nesta quarta-feira (12) os espetáculos começam às 11h, na praça XV de Novembro, com a realização da peça ?Barro?, do grupo Teatro em Trâmite. Às 20h, a atração é a peça ?A vida como ela é?, de Nelson Rodrigues. A peça, encenada pelo grupo Teatro Sim? Por Que Não?!!!, acontece no Teatro Sesc, na Prainha.

Uma particularidade do festival é que, após a encenação das peças, o público é convidado a conversar com os artistas. O objetivo da iniciativa é possibilitar a troca de impressões sobre os processos de construção do espetáculo e seus efeitos sobre o público.

Aldeias culturais

Além de Florianópolis, o projeto Palco Giratório se estende aos municípios de Joinville e Jaraguá do Sul, por meio da realização de aldeias culturais. A ideia é promover pelo estado parte da programação do festival. Nestas cidades, os espetáculos, em teatro, música, literatura e cinema, se estendem até o dia 15 deste mês.

A exemplo dos municípios do norte do estado, Blumenau, Itajaí e Tubarão já receberam aldeias do Palco Giratório, que neste ano chega a sua 5ª edição. Em outubro, o evento segue para Chapecó, Lages e Rio do Sul. A programação completa do festival pode ser acessada no site http://palcogiratoriosc.com.br (Alexandre Back)

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Festival promove intercâmbio e difusão das artes cênicas. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/festival-promove-intercambio-e-difusao-das-artes-cenicas/ Acesso em: 30 abr. 2024
Sair da versão mobile