A UFSC, o Fórum Permanente para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais (ALESC) e o Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Governança da Água e do Território, promovem, em 9 de junho, a SC+20: Conferência Preparatória para a Cúpula dos Povos e Rio+20. Os debates iniciam às 8h 30, no auditório da OAB (avenida Beira Mar Norte, próximo à Casa da Agronômica).
Conforme o presidente do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), o encontro buscará uma síntese das propostas catarinenses que serão encaminhadas às plenárias de convergência da Cúpula dos Povos e da Rio+20. O parlamentar destaca a importância do trabalho dos pesquisadores catarinenses, que aprofundaram estudos sobre o Aquífero Guarani e outros temas fundamentais à gestão da água. ?Nós temos um acúmulo importante no Estado, e é muito significativo que todos estes grupos, da Capital e de outras regiões, possam apresentar suas análises e ampliar o debate na Rio+20?, explica Padre Pedro.
A programação do evento será disponibilizada no site www.riomais20sc.ufsc.br nos próximos dias.
Projetos
Padre Pedro presidiu o Fórum do Aquífero Guarani no início dos trabalhos, em 2003, e destaca a necessidade de uma atuação mais efetiva dos poderes públicos na definição de políticas dirigidas à gestão da água.
Ele apresentou, em 2004, um projeto criando o programa de recuperação das matas ciliares no Estado, com uma série de medidas que previam desde incentivos e materiais para que agricultores cercassem áreas de mata nas margens de rios, até projetos de ampliação da proteção de mananciais. A proposta não foi aprovada, no entanto, a ideia é seguir articulando com universidades, entidades e movimentos, medidas que envolvam sociedade e governos no debate sobre gestão hídrica.
?Precisamos compreender que a nossa fronteira, agora, imediatamente, é a escassez de água. Preocupam-se com o petróleo, mas, na verdade, a falta da água é a única que pode comprometer nossa existência?, complementou.
Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726
(48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br
Fonte: AL/SC