Terá inicio no próximo sábado (16) a campanha nacional contra a poliomielite. Santa Catarina receberá cerca de 600 mil doses da vacina. O deputado Neodi Saretta (PT) destacou a importância da vacina que é feita em parceria com estados e municípios. Todas as crianças com até cinco anos deverão receber as gotinhas, mesmo que já tenham sido vacinadas.
Conforme informou o deputado, apesar de não haver registro de casos de pólio há 23 anos no Brasil, é importante manter as campanhas de vacinação anuais, pois o vírus pode ser introduzido no Brasil, já que ainda há casos registrados da doença pelo mundo.
?É importante que todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida recebam a gotinha e a campanha só terá sucesso se tiver a efetiva participação de estados e municípios?, alertou Saretta.
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.
Susana Rigo
Assessora de Imprensa – Deputado Neodi Saretta PT
susana.jornalista@gmail.com
Fone: (48) 9984 1754 / 3221 2665
Fonte: AL/SC