MP/SC

Dos Gabinetes – Movimento da População de Rua busca apoio na Assembleia

Um grupo de integrantes do Movimento da População de Rua de Florianópolis esteve reunido com a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) para pedir apoio à implementação de ações previstas no Decreto nº 7053, de 23 de dezembro de 2009, que instituiu a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento.

Para discutir o assunto, a parlamentar convocou uma reunião em seu gabinete, terça-feira (27), entre os representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social de Biguaçu, São José, Palhoça e Florianópolis e representantes do movimento. ?Nossa intenção é construir um caminho de cooperação entre esses quatro municípios, para que atuem de forma conjunta na busca de uma solução ao problema dos moradores de rua, que hoje encontram dificuldades para tomar um banho, se alimentar ou ter um lugar para dormir. É uma questão de dignidade humana?, disse a deputada.

Acompanhados da diretora do Centro Cultural Escrava Anastácia, Ivone Perassa, representantes do movimento relataram a luta e as tratativas este ano junto a órgãos públicos pela abertura de um albergue provisório antes da chegada do inverno.

O ex- morador de rua, Celso Luiz Pereira, que participou em março, em Salvador, do 2º Congresso Nacional do Movimento das Populações em Situação de Rua, disse que desde abril o movimento está conversando com o Ministério Público, CDL, Conseg e Secretaria de Assistência Social de Florianópolis, na busca de solução para reabertura do Albergue da Avenida Hercílio Luz ou da construção de novos espaços que possam abrigar as cerca de 150 pessoas que dormem pelas ruas da cidade. ?Queremos que os municípios coloquem em prática o que está previsto no decreto presidencial nº 7053, que assegura o respeito à dignidade da pessoa humana e valorização à cidadania?, falou Pereira.

Segundo a diretora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Alexandra Ferreira de Oliveira, o município de Florianópolis tem buscado soluções para a reabertura do albergue da Hercílio Luz e o Centro Pop tem mantido uma equipe de rua para cadastrar todos as pessoas atendidas. A reabertura do albergue será tema às 18h30, nesta terça-feira, da sessão plenária na Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis.

Para a deputada Dirce Heiderscheidt, é importante agora abrir o diálogo entre as secretarias municipais de Assistência Social e preparar projetos para serem inseridos no orçamento de 2013. ?Vamos resgatar junto a SDR da grande Florianópolis um projeto que trata do assunto e buscar maneiras de contemplar recursos para a sua viabilização?, informou.

Participaram do encontro, representantes de Palhoça: Miriam da Silva, Secretária Municipal de Assistência Social; Vania de Fatima Guarechi, diretora de Assistência Social; Sirlene de Farias, Conselho Municipal da Criança e Adolescente:

Representantes de Florianópolis: Alexandra Marcia Ferreira de Oliveira, diretora da Secretaria Municipal de Assistência Social; Leila Franzoni, coordenadora do Centro-Pop (Centro de Atendimento a Moradores de Rua);

Ivone Perassa, diretora do Centro Cultural Escrava Anastácia e mais seis integrantes do Movimento da População de Rua de Florianópolis.

Luiz Carlos Padilha

Assessor de Imprensa

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Dos Gabinetes – Movimento da População de Rua busca apoio na Assembleia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/dos-gabinetes-movimento-da-populacao-de-rua-busca-apoio-na-assembleia/ Acesso em: 12 nov. 2025
Sair da versão mobile