A indústria caçadorense ocupou posição de destaque na sessão plenária da Assembleia Legislativa dessa quinta-feira (14/06) pela manhã. Representante do Legislativo nas inaugurações da moderna fábrica da Primo Tedesco e da estação de tratamento de efluentes da Adami S/A, na quarta-feira, em Caçador, o segundo secretário da Mesa da Alesc, deputado Reno Caramori (PP), falou sobre a importância dessas indústrias para o município do Meio-Oeste e para o estado de Santa Catarina.
Com a intimidade de quem se dedica à vida pública há quase três décadas e iniciou essa trajetória no município de Caçador, onde nasceram a Adami e a Primo Tedesco, o deputado Reno descreveu a história das duas indústrias, da fundação aos dias de hoje, com especial destaque para o trabalho pioneiro e empreendedor dos fundadores e dos profissionais que os sucederam. Além da criação de vagas de trabalho, o cuidado com o município e com a preservação do meio ambiente foram citados pelo representante da Assembleia Legislativa.
Os investimentos em máquinas e equipamentos com tecnologia de ponta impulsionaram a modernização da Adami ? Madeiras, fundada em 1942 e, portanto, comemorando 70 anos. A inauguração da estação de tratamento de efluentes Pierina Adami marca a conclusão de uma etapa importante na história da Adami, que passa a dar contribuição decisiva para a melhoria do meio ambiente e estabelece a sustentabilidade das suas atividades. A Adami produz blocks, blancs, paineis, molduras, portas e outros. Sua estrutura atual compreende as unidades de negócios de pasta químico-mecânica, de energia elétrica, florestal, madeireira, papel e embalagem.
A Primo Tedesco produz celulose, papel Kraft, papel reciclado, embalagens, papelão ondulado e sacos industriais. Seus produtos são comercializados no mercado nacional, no Mercosul, América do Norte e Europa, com matéria prima proveniente de base florestal renovável própria. Inaugurada em 1939, as unidades de negócios da Primo Tedesco dividem-se na produção de energia elétrica, celulose e papel, embalagens de papelão ondulado, de sacos industriais e reflorestamento. A Primo Tedesco, além da unidade fabril de Caçador, atua com fábrica em Canoas (RS) e escritórios na capital gaúcha e em São Paulo.
Ao mesmo tempo que enalteceu a preocupação das indústrias caçadorenses com o meio ambiente, o deputado Reno criticou as sucessivas gestões na prefeitura do município, que nunca se preocuparam com os dejetos humanos despejados diretamente no Rio do Peixe. Citou inclusive seu sucessor na prefeitura que, ao receber projeto de saneamento pronto, para Caçador, afirmou que ?não enterraria sua administração?, ao referir-se às tubulações necessárias para coleta e tratamento dos dejetos humanos, que não geram votos, deixando assim a poluição do rio aumentar dia a dia.
Clique no ícone do facebook do deputado Reno, no rodapé dessa página ou acesse o link
https://www.facebook.com/deputadorenocaramori para ver o álbum de fotos das inaugurações da Adami S/A e da Primo Tedesco.
Carlos Paniz
SC 00093 JP
(48) 91569305/ 32212657
Fonte: AL/SC