MP/SC

Dos Gabinetes – Dresch repercute anúncio de licitações de ferrovias em Santa Catarina


Novidades foram anunciadas pelo ministro dos Transportes em Chapecó

O deputado Dirceu Dresch (PT), coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias de Santa Catarina, avaliou como positivo o resultado do seminário ?Ferrovias e Desenvolvimento Regional?, realizado em Chapecó, na última segunda-feira (18), com a presença do ministro dos Transportes, Sérgio Passos, e da secretária executiva do Ministério de Planejamento, Eva Maria Chiavon. Durante o evento foi anunciada a licitação de projetos ferroviários do interesse de Santa Catarina. O seminário foi organizado pela Frente Nacional das Ferrovias, coordenada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT), em parceria com a frente estadual e outras entidades e organizações.

Entre os anúncios feitos pelo ministro dos Transportes, Dresch destaca a publicação do edital nº 003/2012 pra execução do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) de três lotes da Ferrovia Norte-Sul, que ligará o Porto de Belém (PA) ao Porto de Rio Grande (RS). Um dos trechos, de 1.200 quilômetros, liga Panorama (SP) ao porto gaúcho, passando por Chapecó. Também foi anunciada para os próximos 60 dias a licitação do EVTEA para a Ferrovia da Integração, que ligará Itajaí a Chapecó, em um trecho de 400 quilômetros, conectando o Oeste ao Litoral catarinense. ?Estamos corrigindo um erro histórico do Brasil. As ferrovias são obras caras e de longo prazo, que precisam sair do papel o quanto antes. A vinda do ministro confirmou o compromisso do governo federal com essas obras?, opinou Dresch.

De acordo com o parlamentar, há uma mobilização para incluir na licitação do projeto técnico da Ferrovia da Integração o projeto de viabilidade técnica do trecho até o município de Dionísio Cerqueira. ?A expectativa é de que seja licitado também o projeto de viabilidade técnica até Dionísio Cerqueira, o que garante a perspectiva futura da nossa ferrovia bioceânica?, salientou Dresch.

Entroncamento Ferroviário no Oeste

Dresch ressaltou que, no futuro, haverá o entroncamento de duas enormes e importantes ferrovias em Chapecó, uma delas cortando o Brasil de Norte a Sul, e a outra ligando o Litoral ao Oeste do estado. Essas obras trarão benefícios como o barateamento do milho e demais insumos consumidos pelos agricultores da região Oeste, assim como diminuirão o custo e aumentarão a eficiência do transporte para escoamento da produção até os portos, tanto no Litoral catarinense quanto no Pacífico, já que o deputado defende o projeto de transformar a Ferrovia da Integração em um corredor bioceânico, ligando Itajaí ao Porto de Antofagasta, no Chile.

Os investimentos em ferrovias no país em 2012 devem passar de R$ 30 bilhões. As concessionárias de ferrovias devem aplicar outros R$ 3,8 bilhões no setor este ano. Segundo o ministro Sergio Passos, a meta para 2020 é ampliar a malha ferroviária brasileira, passando de 29 mil quilômetros de extensão para cerca de 40 mil quilômetros.

Assessoria de Imprensa

Deputado Dirceu Dresch

Líder do PT na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

(48) 9944 0190 / (48) 32212628

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Dos Gabinetes – Dresch repercute anúncio de licitações de ferrovias em Santa Catarina. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/dos-gabinetes-dresch-repercute-anuncio-de-licitacoes-de-ferrovias-em-santa-catarina/ Acesso em: 11 nov. 2025
Sair da versão mobile