O procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná Clayton de Albuquerque Maranhão foi nomeado nesta terça-feira, 25 de junho, no Palácio Iguaçu, para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado. O procurador e o advogado Octávio Campos Fischer foram eleitos por lista tríplice proveniente do Quinto Constitucional nas vagas destinadas à seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ao Ministério Público.
A data da posse dos novos desembargadores deverá ser definida pelo TJ-PR nos próximos dias. “Fico feliz e honrado com a escolha do governador. Tenho certeza que irei contribuir para o fortalecimento do Judiciário paranaense”, afirmou Maranhão.
Pelo MP-PR, a lista tríplice foi formada pelos procuradores Clayton de Albuquerque Maranhão e Alberto Vellozo Machado, e pelo promotor de Justiça Guilherme Freire de Barros Teixeira.
Currículo – Natural de Curitiba, Clayton Albuquerque Maranhão é membro do MP-PR desde 1990. Atuou junto à Seção Judiciária de Paranaguá e nas comarcas de Uraí, Bocaiúva do Sul, Cruzeiro do Oeste e Curitiba. Na capital, antes da promoção a procurador, desempenhava suas funções junto à Promotoria de Justiça de Proteção ao Consumidor, tendo atuado ainda nas áreas Cível, de Família, de defesa do Patrimônio Público, de Fazenda Pública, Falências e Concordatas, e da Educação. Maranhão também é professor e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná.
Quinto – Previsto na Constituição Federal, o quinto constitucional é um dispositivo que prevê que 1/5 dos membros de tribunais brasileiros sejam compostos por advogados e integrantes do Ministério Público.

Foto: AEN
Fonte: Site MP/PR