Foi empossado nesta quinta-feira, 29 de novembro, como procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná, Eliezer Gomes da Silva. A posse ocorreu na mesma semana em que o Colégio de Procuradores recebeu, na quarta-feira (28), Francisco Soares Dias Filho, e que seis novos promotores substitutos passaram a compor o quadro da instituição, na segunda-feira (30). (âncoras).
Em cerimônia realizada no auditório do edifício sede da instituição, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, Eliezer Gomes da Silva foi saudado pela procuradora de Justiça Miriam de Freitas Santos, que discursou em nome do Colégio de Procuradores, e pelo orador da Associação Paranaense do Ministério Público, Marcelo Balzer Correia.
Também estiveram presentes o subcorregedor-geral do MP-PR, Geraldo da Rocha Santos, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Samia Saad Galotti Bonavides, o subprocurador-geral de Justiçapara Assuntos de Planejamento Institucional, Bruno Sergio Galatti, o desembargador José Gomes Anicetto, o ouvidor-geral do MP-PR, Carlos Aldir Loss, o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Wanderlei Carvalho da Silva, o promotor de Justiça Marcelo Maggio, que leu o Termo de Posse, o professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Jairo Baluta, além de amigos e familiares do empossado.
Homenagens – O procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, enalteceu as qualidades do empossado. “Eliezer é esse misto, exemplo de homem, modelo de operador de Direito, leal companheiro. O amor que brota de seu coração nos ensina lições que não se passam pelo quadro negro. Mais do que amar, ao longo de sua vida nos ensinou por força dos predicados que lhes foram introjetados por sua família, que a honra é condição de glória”.
A procuradora de Justiça Miriam de Freitas Santos enalteceu, em seu discurso, a trajetória acadêmica, institucional e cultural do empossado e sua produção jurídica. Falou, também, do carinho de todos pelo novo procurador de Justiça. “Falo com a alma e o coração: Eliezer é um ser humano com extremada sensibilidade. É filho, pai, irmão, esposo dedicado e amoroso. Divide sua vida com seus entes queridos e acolhe seus amigos com o mesmo sentimento. Ouso dizer que somos todos sua grande família”, afirmou.
O promotor de Justiça Marcelo Balzer da Correia ressaltou a atuação do novo membro do Colégio de Procuradores nas transformações pelas quais a instituição está passando. “Esta solenidade nada mais é que o coroamento de mais de vinte anos de incessantes trabalhos realizados em nome dessa instituição e em prol dos interesses mais elevados da sociedade. Seria fácil encarreirar adjetivos para traçar o perfil do novo procurador de Justiça. Fácil e supérfluo, porque os atributos que lhe delineiam a personalidade são de todos conhecidos: a hombridade, a cultura, o trato afável, a ponderação, a sobriedade e principalmente a competência reconhecida por todos”, disse.
Em discurso emocionado e emocionante, o empossado ressaltou a importância da família, de seus filhos, pais, irmãos e esposa, em sua formação pessoal e profissional. “Na casa de nossos pais, nunca houve o mais ínfimo espaço para injustiças, egoísmos ou autoritarismos. Por isso mesmo aprendemos desde cedo a combater, com vigor, essas mazelas, quer quando nos tocam quer quando atingem os que nos cercam. (…) Se me estendi (e como me estendi) ao falar desse meu abençoado ‘ministério privado’ antes de falar do nosso Ministério Público, foi para realçar que os valores da justiça, da solidariedade, da democracia, e a sensibilidade crítica para as questões sociais, políticas e econômicas, os quais aprendi a professar desde cedo, no seio da minha própria família, me levaram a reconhecer, no Ministério Público, uma razão de existência pessoal e profissional”, disse.
Ao falar sobre os desafios pessoais e da instituição, Eliezer citou a canção “Bola de meia, bola de gude”, de Milton Nascimento. “o verso ‘(há) um sol bem quente lá no meu quintal’ pode ser metaforicamente entoado como um apelo para que ‘adultos’, experientes procuradores de Justiça não se acomodem em seus gabinetes, e que mantenham aquecido o comprometimento com as palpitantes (e às vezes crepitantes) questões institucionais, em seminários, reuniões de trabalhos, congressos institucionais…”, finalizando: “Assumo o cargo de procurador de Justiça com o mesmo entusiasmo, o mesmo idealismo, a mesma sede por justiça que me levaram a ingressar na carreira há quase vinte e dois anos atrás, e a mesma disposição para reinventar minha atuação profissional, como tenho procurado fazer nesse já longo tempo de vivência institucional”. Leia o discurso do empossado na íntegra.
Carreira – Eliezer Gomes da Silva integra a Instituição desde 1990. Atuou nas comarcas de Arapongas, Engenheiro Beltrão, Morretes, Ivaiporã e Curitiba. Na capital atuou na Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público, Tribunal do Júri, Coordenadoria de Recursos Criminais, 5ª Vara Criminal e Promotorias Cíveis, respondendo desde abril deste ano pela Coordenadoria de Recursos Criminais. Foi coordenador do CEAF, tendo presidido a Fundação Escola do Ministério Público nos períodos de 2003/2004 e 2005/2006. Atuou como assessor na SUBPLAN de 2008 a 2010 e, entre janeiro de 2011 e abril de 2012, exerceu a função de coordenador Executivo da SUBADM. Bacharel em Direito pela UERJ e em Letras pela UFRJ, é mestre em Linguística, pela UFRJ, e em Criminologia, pela Universidade de Cambridge (Reino Unido), doutor em Direito pela USP.
Veja as fotos da cerimônia
Fonte: Site MP/PR