MP/PR

Indicadores de impacto social são foco do modelo de gestão do MP-PR

Foi realizada nesta quinta-feira (22) reunião ampliada do Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público do Paraná, colegiado responsável pelas diretrizes e pelo monitoramento do processo de gestão estratégica da Instituição. Além dos membros do Comitê, também participaram do oitavo encontro do CGE representantes dos Centros de Apoio Operacional. O objetivo da reunião foi apresentar o modelo de planejamento que será adotado, na continuidade do processo de gestão estratégica do MP-PR, bem como os indicadores que serão utilizados para medir a interação da instituição com a sociedade. Esses critérios permitirão que o MP-PR possa avaliar o resultado de sua atuação quanto ao impacto social produzido. A reunião foi aberta pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, e coordenada pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Bruno Sérgio Galatti.

“A movimentação social contra a Proposta de Emenda Constitucional n. 37 foi um marco. Depois desse episódio, o nosso comprometimento com a sociedade deve ser ainda maior. Precisamos responder aos anseios da sociedade com um trabalho cada vez mais conectado com a voz das ruas”, reforçou o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia.

Indicadores de impacto social e imagem– O modelo de planejamento passa a trabalhar com quatro indicadores de impacto externo da atividade institucional, que medem a visão que a população tem do MP-PR: grau de conhecimento; acesso à Instituição; grau de satisfação com os serviços; e imagem institucional. Pesquisa realizada no ano passado mostrou que, na média do Estado, 7% dos cidadãos conhecem bem o MP (a meta para 2014 é alcançar os 15%); numa tabela de um a dez, o acesso ao MP recebe avaliação 6,23 (meta de 7 para 2014); quanto à satisfação no atendimento, a nota é 6,37 (meta de 7), em relação à imagem, é atribuída nota média de 6,62 (meta também de 7 para o ano que vem). “Esses indicadores passarão a pautar a atividade de planejamento da instituição a longo prazo”, afirma o subprocurador-geral de Justiça, contando que a proposta é que, a partir do ano que vem, além da pesquisa tradicional, também sejam feitas análises de grupos específicos, como magistrados, advogados, policiais, professores, cientistas, representantes de instituições da sociedade civil organizada. “A avaliação dessas pessoas e instituições será fundamental para o aperfeiçoamento do trabalho do MP-PR, no sentido de corrigir eventuais falhas e poder cumprir da melhor forma a sua missão constitucional”.

Dados de apoio
– Na reunião, também foi apresentado o banco de dados que está sendo disponibilizado pela SUBPLAN, para auxiliar promotores e procuradores de Justiça a elaborar seus planos de ação anuais. Estão elencados indicadores sociais de todos os municípios do Estado, em cinco áreas: educação, saúde, assistência social, infraestrutura e segurança. Em poucos cliques, o promotor pode verificar quais são os índices mais preocupantes dos municípios de sua região, inclusive analisando os dados comparativamente à média estadual, e articular ações e projetos que possam contribuir para o enfrentamento dessas situações. “Esses dados servirão de base para o planejamento das ações das Promotorias, que poderá ser validado em audiências públicas, consultando a população, para que realmente sejam priorizadas as ações de maior relevância para o local ou região”, afirma Galatti.

Datas – Na reunião do CGE, também foram divulgadas as datas para elaboração dos planos anuais: até 30 de outubro, o plano setorial de ação para 2014 deverá ser entregue pelos Centros de Apoio, órgãos e unidades administrativas; e, até 29 de novembro, os planos setoriais de ação das Procuradorias e Promotorias de Justiça. A divulgação desses planos será feita até 28 de dezembro.

Nova reunião do CGE foi agendada para a manhã do dia 9 de outubro, quando o Comitê e os CAOPs tratarão do andamento dos projetos de natureza estratégica da instituição e definirão as diretrizes para 2014. Hoje, o MP-PR tem 34 projetos estratégicos em desenvolvimento.

Reunião CGE

22/08/2013

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Indicadores de impacto social são foco do modelo de gestão do MP-PR. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/indicadores-de-impacto-social-sao-foco-do-modelo-de-gestao-do-mp-pr/ Acesso em: 16 fev. 2026
Sair da versão mobile