Clique aqui para acompanhar o evento ao vivo.
Foi aberto na noite de terça-feira (02/10) o Simpósio: “I Semana Cultura e Cidade – Metrópolis”, realizado pelo Ministério Público do Paraná, por meio do CAOP de Habitação e Urbanismo e o CEAF, em parceria com o Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. O evento tem por objetivo discutir o direito à cidade, em suas diversas nuances, sob os olhares urbanístico, jurídico e das artes.
O seminário segue até esta quinta-feira (04/10) e é voltado a membros, servidores e estagiários do MP-PR, além da comunidade acadêmica em geral. As palestras ocorrem das 10h às 12h30 e das 19h às 22h15.
Na abertura, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, destacou que a área da habitação é uma das que mais interfere diretamente na vida da população, e lembrou que o Ministério Público tem agora uma estrutura específica para atender essa área, o Centro de Apoio de Habitação e Urbanismo.
O professor doutor da Universidade Federal do Paraná Dennison de Oliveira foi o primeiro palestrante do evento, e abordou o tema “A Cidade de Curitiba: desconstruindo o mito da cidade modelo”, assunto da tese de doutorado dele na Unicamp, em Ciências Sociais. Abrangendo o planejamento urbano da capital do Estado de 1965 a 1995, Oliveira contestou os componentes do mito de cidade modelo: observância ao plano diretor, indução do crescimento de forma ordenada, as questões ambientais e o transporte coletivo.
Na manhã de quarta-feira (03/10), os palestrantes foram o fotógrafo João Urban e o cineasta Fernando Severo. O evento segue à noite, a partir das 19h, com palestra do professor Ronaldo Vainfas, que falará sobre "A Recife de Maurício de Nassau".
Confira a programação para quinta-feira:
10h – 12h30 – Literatura e Cidade, com os escritores Cristóvão Tezza, Luís Henrique Pellanda e Rogério Pereira
19h – 22h15 – Urbanismo e Cidade, Raquel Rolnik (arquiteta e urbanista, professora da Universidade de São Paulo e relatora especial para o Direito à Moradia Adequada da Organização das Nações Unidas)
Fonte: Site MP/PR