A Secretaria de Estado da Educação do Paraná irá confeccionar, neste mês, cinco mil exemplares da cartilha com roteiro de aulas da campanha Conte até 10 nas Escolas. O material, produzido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, será entregue aos professores da Rede Estadual de Ensino como parte das ações deste ano realizadas no Paraná.
O material traz diversas sugestões de abordagem pedagógica do tema e pode ser acessado, gratuitamente, neste link. Foram desenvolvidos roteiros de aula com sugestões aos professores de escolas de Ensino Médio sobre formas de tratar a questão da violência nas salas de aula.
Conte até 10 no Paraná – Iniciativas nas comarcas
A campanha “Conte até 10 nas Escolas”, no Paraná, integra o “Movimento Paraná Sem Corrupção”, no eixo “Prevenção à Violência”. As ações são desenvolvidas em escolas públicas de diversos municípios de todo o Estado, por meio das Promotorias de Justiça locais. Os promotores de Justiça vêm realizando, em suas comarcas, “bate-papo” com estudantes e professores sobre as consequências da violência à sociedade e as formas de enfrentá-la.
Apenas neste mês, foram realizadas ações em municípios como Ponta Grossa, Barracão, Porecatu, Pontal do Paraná, Cerro Azul, Rio Branco do Sul, Ortigueira, Barbosa Ferraz, Reserva, Curitiba e região metropolitana, entre outras iniciativas.
Em Ponta Grossa, por exemplo, já estão programadas visitas a oito colégios estaduais, a partir do dia 30 de agosto, com o objetivo de prevenir crimes violentos praticados em momentos de raiva. A promotora de Justiça da comarca, Adélia Souza Simões, explica que a ideia é fazer com que os jovens se conscientizem do alto índice de violência praticada por motivos fúteis e que se tornem multiplicadores da ideia de respirar fundo antes de agir.
No município de Cerro Azul, estão previstas atividades da campanha nas Escolas Municipais, na Escola Especial, na Pastoral da Criança e no Fórum. Além disso, nesta quarta-feira (21) , e nos dias 28 e 31 deste mês, no Fórum da comarca, serão proferidas palestras com temas a respeito de gravidez precoce, exploração infantil, alcoolismo na adolescência e trabalho infantil. Ainda, palestras com a Rede de Proteção, sobre responsabilidade parental, deveres dos pais, vínculos familiares e cidadania.
No município de Barracão, centenas de pais e alunos conversaram com o promotor de Justiça Danillo Pinho Nogueira sobre o papel da escola na educação e ensino. Os responsáveis pela Escola Municipal Judith Guariente foram além das audiências e colocaram o hotsite da Campanha Conte Até 10 de página inicial de seus computadores, para acesso diário de todos os estudantes.
Veja, abaixo, algumas fotos de ações no Paraná:

em Curitiba – 21/08/2013
Bate-papo com os estudantes em Porecatu –
Colégio Estadual Ricardo Lunardelli – agosto/2013
Colégio Estadual Paulo Freire – agosto/2013
Caminhada dos estudantes de Cerro Azul – agosto de 2013
foi colocada como página inicial nos computadores dos alunos
LEIA MAIS
Conheça melhor a proposta da campanha “Conte até 10 nas Escolas”.
Veja como participar das ações da campanha.
Procure o Ministério Público da sua cidade para buscar apoio nas ações de prevenção e para denunciar atos violentos. Encontre aqui os contatos das Promotorias de Justiça.
Confira a matéria publicada na Revista Virtual Portal Tri sobre a Campanha Conte Até 10 no município de Barracão.
Fonte: Site MP/PR