MP/PR

Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial deve ser criado em breve no Paraná

Mais um passo foi dado no sentido da criação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná. Nesta quinta-feira, 9 de maio, representantes do Ministério Público do Paraná e da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos reuniram-se com o secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Paraná, Reinhold Stephanes, e com o deputado estadual Reinhold Stephanes Junior, acertando os detalhes para o encaminhamento do projeto de Lei, que deve regulamentar o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

O texto base do anteprojeto foi construído pela SEJU em parceria com o MP-PR e discutido com várias entidades que lutam pela igualdade racial no Paraná. Após diversas reuniões e alterações sugeridas pelos representantes das entidades, houve consenso no texto final, que foi remetido ao Governo do Estado para ser apreciado e, posteriormente, encaminhado à Assembléia Legislativa do Paraná.

O procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, do MP-PR, destacou a importância da implantação do Conselho: “a proposta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial objetiva criar espaço de democracia participativa, estabelecendo a gestão compartilhada de representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil organizada para a formulação de política estadual, com caráter afirmativo, capaz de promover os direitos da população paranaense afrodescendente”.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, o anteprojeto já passou por análise jurídica e está pronto para ser enviado ao governador Beto Richa. “A iniciativa é positiva e tudo indica que o texto elaborado em consenso com a comunidade será encaminhado pelo governador à Assembléia Legislativa. A questão agora é formalizar esse encaminhamento”, disse Stephanes.

Para o professor José Antonio Peres Gediel, diretor do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da SEJU, o momento é favorável para a retomada da discussão da proposta. “É o momento certo para o encaminhamento do projeto e, com o apoio do Governo e da Assembleia, esse Conselho será realidade em breve”.

O deputado Stephanes Junior, que chegou a apresentar ao Legislativo paranaense outra proposta de Lei com o objetivo de instituir o Conselho, também se manifestou em apoio ao projeto. “Ele é fruto de um amplo debate com a comunidade, com entidades da sociedade civil organizada e vai permitir ao Paraná o resgate de populações que merecem uma atenção especial do Estado”, disse o parlamentar.

Acesse aqui o texto encaminhado à Casa Civil.

Imagens da reunião na Casa Civil

10/05/2013

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial deve ser criado em breve no Paraná. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/conselho-estadual-de-promocao-da-igualdade-racial-deve-ser-criado-em-breve-no-parana/ Acesso em: 17 fev. 2026
Sair da versão mobile