Termina na próxima segunda-feira (19) o prazo de inscrição às três modalidades do “Concurso Cultural 14 de Dezembro”, que inclui o III Clique Cidadão (fotos), o II Interprosa (crônicas) e o II Prata da Casa (projetos e ideias inovadoras). Destinado a integrantes da instituição, o concurso premiará os primeiros colocados em evento comemorativo ao Dia Nacional do Ministério Público.
O III Clique Cidadão e o II Interprosa são gerenciados pela Assessoria de Comunicação do MP-PR, enquanto o II Prata da Casa está sob a coordenação da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos.
Apoio – O Concurso Cultural 14 de dezembro e as demais atividades relativas às comemorações do Dia Nacional do Ministério Público são desenvolvidas com o apoio de entidades parceiras, como APMP – Associação Paranaense do Ministério Público, FEMPAR – Fundação Escola do MP, SICREDI-CREDJURIS – Cooperativa de Crédito Mútuo dos Integrantes da Magistratura e do Ministério no Estado do Paraná, ASSEMP – Associação dos Servidores do Ministério Público do Estado do Paraná, FIEP – Federação das Indústrias do Paraná e Caixa Econômica Federal.
Conheça as bancas julgadoras do Concurso Cultural 14 de Dezembro
Formam o júri do III Clique Cidadão:
Alexandre Mazzo
Editor chefe de fotografia do grupo GRPCOM. Recebeu em 2009 o prêmio da revista ARCHIVE – publicação alemã, referência no mercado mundial – como um dos duzentos melhores fotógrafos do mundo. Natural de Londrina, iniciou na fotografia como repórter fotográfico no Jornal de Londrina, passando depois pela Folha de Londrina, onde atuou durante cinco anos, sendo, então, transferido para Curitiba para assumir o cargo de fotógrafo especial. Filiado à Agência Estado, realiza trabalhos para revistas como Veja e Forbes. Trabalhou como assistente de fotografia de Sergio Sade e Fernando Ziviani, grandes nomes da fotografia publicitária e, em 2007, montou seu primeiro estúdio para atender as agências do Paraná. Desde 2011 está no Grupo GRPCOM.
Marcelo Almeida
Graduado em Educação Artística, especializou-se em Fotografia como instrumento de pesquisa nas Ciências Sociais, em 2004, no Rio de Janeiro. Atuou como Fotojornalista no Jornal do Estado, Folha de Londrina e Gazeta Mercantil, e atualmente produz para revistas da Editora Abril, como Exame, Quatro Rodas e Você S/A. Desde 1991, leciona no curso de Artes Visuais da Faculdades de Artes do Paraná (FAP). É também professor coordenador na Portfolio Escola de Fotografia
Rodrigo Janasievicz
Mestre em Informática Aplicada, na área de Processamento e Análise de Imagens (2005), é professor da Portfolio Escola de Fotografia. Ministrou diversos workshops e realizou diversas exposições, individuais e coletivas, sendo a última neste ano, com o título: Sobre Posição, no Museu da Fotografia de Curitiba. Bacharel em Ciência da Computação (2001) pela PUC-PR, antes de atuar diretamente com a fotografia, trabalhou como professor de disciplinas da área de informática, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e no Instituto Tecnológico Tupy, de Joinville.
(foto feita por Marcelo Almeida)
São jurados do II Interprosa:
José Carlos Fernandes
É jornalista na Gazeta do Povo desde 1989 e professor dos cursos de Jornalismo da UFPR e PUCPR. Tem doutorado em Estudos Literários pela UFPR. Pesquisa leitura nos espaços urbanos. Escreve crônicas e editoriais. É autor de “Todo dia nunca é igual”, sobre os 90 anos da Gazeta do Povo, em parceria com Márcio Renato dos Santos. E organizador da “Pequenas histórias de quem tem o que dizer”, publicado em 2012.
Yuri Al’Hanati
É jornalista da Gazeta do Povo. Até o início de novembro deste ano, atuava como repórter de cultura do Caderno G, responsável pelas críticas literárias. Hoje, atua no mesmo veículo, na área de política. Natural da vila de Praia Brava, no município de Angra dos Reis (RJ), é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná. É autor do livro "Deus Sabe Que Não Faço Esses Quadrinhos Por Mal", sobre a nova geração de cartunistas brasileiros.
(foto feita por Shigueo Murakami)
Sérgio Renato Sinhori
É procurador de Justiça aposentado. Natural de Curitiba, tem licenciatura em Geografia pela UFPR (1976); bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1980); e especialização em Direito Contemporâneo e suas Instituições Fundamentais, pela PUC-PR (1995). Exerceu diversos cargos dentro do MP-PR, entre os últimos de sua carreira na instituição os de assessor de Planejamento Institucional (2008/2009), coordenador do Núcleo de Pesquisa e Informação (2009/2010) e subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos (2010). Membro da Comissão do Memorial do MP-PR desde 2001, é leitor contumaz e reconhecido internamente pela qualidade de seus textos.
O Júri do II Prata da Casa é composto por:
Ater Carlos Cristófoli
É industrial, e atualmente coordena a regional de Campo Mourão da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), entidade de representação da indústria paranaense. É presidente da Fundação Educere, um centro de pesquisas e desenvolvimento na área de biotecnologia, e do Observatório Social do Brasil (OSB).
Roni Enara Rodrigues
Assistente social e Socioterapeuta, também é consultora organizacional e gestora executiva em entidades do Terceiro Setor. Também atua no Observatório Social do Brasil, no cargo de Diretora Executiva.
Dorgival Lima Pereira
Formado em Administração de Empresas e Teologia, especializou-se em Investigação Apreciativa em Ohio, nos Estados Unidos. É assessor da presidência da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), coordenador executivo do Movimento “A Sombra do Imposto” e da Associação das Igrejas Batistas da Grande Curitiba.
Confira o passo-a-passo para se inscrever em cada categoria do Concurso Cultural 14 de Dezembro
III Clique Cidadão – O que fotografar?
II Interprosa – Sobre o que escrever?
II Prata da Casa – Qual a temática?
Tendo como tema o "Combate à Corrupção", o Prata da Casa premia duas categorias distintas: 1) boas práticas em execução e 2) ideias inovadoras. Ambas devem estar voltadas à conscientização e/ou combate à corrupção. Na primeira, devem ser inscritas as práticas ou projetos já em desenvolvimento/execução, inclusive aquelas eventualmente desenvolvidas no âmbito do "Movimento Paraná sem Corrupção". A segunda é destinada à apresentação de novas ideias, factíveis de aplicação prática. Cada participante poderá inscrever um projeto por categoria. Conheça o passo a passo para se inscrever. Veja a íntegra do regulamento.
13/11/2012
Fonte: Site MP/PR
