MP/PR

CNMP lança campanha nacional contra a violência

Cerca de 250 pessoas participaram na manhã desta quinta-feira, 8 de novembro, do lançamento da campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude". Criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), a campanha tem o objetivo de combater os homicídios cometidos por impulso e por motivos fúteis.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia, e o promotor de Justiça e coordenador regional da campanha, Paulo Sergio Markowicz de Lima, estiveram presentes no evento. No Paraná, a campanha regional será lançada na segunda quinzena de novembro.

Dados e Depoimentos – O procurador-geral da República e presidente do CNMP, Roberto Gurgel, apresentou dados compilados pelo Conselho relativos a 16 unidades da federação, que mostram que, na maior parte dos estados, mais de 50% dos crimes de homicídio resulta de ações impulsivas ou são cometidos por motivos fúteis.

A campanha traz peças publicitárias e gravações de depoimentos estrelados pelos campeões mundiais de UFC, Junior Cigano e Anderson Silva, e pelos judocas medalhistas olímpicos, Sarah Menezes e Leandro Guilheiro, que participaram da campanha sem cobrar cachê. "As pessoas às vezes confundem as coisas e pensam que o esporte de luta é violência e agressão. Pelo contrário, é educação e disciplina", afirmou Sarah Menezes, medalhista olímpica, durante o lançamento.

"A ideia foi realizar uma campanha que prestigiasse e valorizasse a vida", disse a conselheira Taís Ferraz, coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp. Segundo ela, os atletas foram convidados porque cultivam uma atitude de paz em suas vidas pessoais.

A campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude" tem o apoio do Conselho Nacional de Justiça e do Ministério da Justiça e será veiculada, até março do ano que vem, por mais de 26 emissoras de televisão, 115 rádios, 35 revistas e 40 jornais, além de portais de internet e mídias alternativas (cinemas, mídia indoor, etc) de todo o país. Também está em produção, em parceria com o Ministério da Educação, uma cartilha educativa que tem como objetivo orientar professores sobre como tratar o tema da violência em sala de aula. O material será distribuído em todo o Brasil a partir de 2013. São parceiros da iniciativa.

Também estiveram presentes no evento de lançamento o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Carlos Eduardo Azevedo Lima, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, além de procuradores-gerais de Justiça de 14 estados brasileiros.


Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9124

ascom@cnmp.gov.br

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. CNMP lança campanha nacional contra a violência. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/cnmp-lanca-campanha-nacional-contra-a-violencia/ Acesso em: 17 fev. 2026
Sair da versão mobile