A Promotoria de Justiça das Comunidades promoveu, nesta semana, na Regional Bairro Novo, em Curitiba, a sétima audiência pública do Movimento Paraná Sem Corrupção com o tema “Cidadania – Direitos e Deveres”. O encontro, realizado no auditório da Regional, às 19 horas, reuniu moradores e representantes da comunidade, por mais de duas horas, para discutir problemas dos bairros Ganchinho, Sitio Cercado e Umbará, e buscar, em conjunto, soluções e encaminhamentos.
Conduzida pela promotora de Justiça Swami Mougenot Bonfim, da Promotoria das Comunidades, a audiência pública teve início com uma apresentação dos objetivos, metas e resultados do Movimento Paraná Sem Corrupção, com o coordenador estadual do Movimento, o promotor de Justiça Eduardo Cambi. O promotor apresentou os resultados alcançados nas escolas e nas comunidades, falou sobre o envolvimento dos membros do Ministério Público nas ações do projeto e da importância da participação social no combate à corrupção e para a construção de uma sociedade melhor e mais justa.
Em seguida, o promotor de Justiça Paulo Lima, coordenador estadual da campanha Conte Até 10, integrada ao Movimento, falou sobre prevenção à violência e do trabalho realizado com estudantes na próxima fase da campanha, a Conte Até 10 nas Escolas. O promotor conversou com os presentes, ainda, sobre importância de cada cidadão fazer a sua parte, mesmo que com pequenas atitudes, para a prevenção da violência.
Por último, o promotor de Justiça Odoné Serrano Júnior e a assistente social Clarice Metzner, ambos do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo, apresentaram à comunidade dados sobre os bairros que compõem a Regional Bairro Novo e sobre as demandas da região. Mostraram, também, como acessar o Portal da Transparência da Prefeitura Municipal e ver os investimentos previstos para o local, além de outras informações relevantes para os cidadãos.
Ministério Público Universitário
A audiência pública contou com a presença, também, de dois estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná. Os acadêmicos participam do curso de extensão Ministério Público Universitário, uma parceria firmada entre o MP-PR, por meio do Movimento Paraná Sem Corrupção, e a UFPR.
Maytê Godk, do 2º ano, e André Corrêa, que cursa o 5º ano de Direito, acompanharam a reunião na Regional Bairro Novo com a proposta de repassar o que foi visto a todos os alunos do curso de extensão. Em seguida, os estudantes deverão promover debates sobre cidadania e combate à corrupção com alunos de ensino médio da Rede Pública Estadual. A ação faz parte da etapa prática do Ministério Público Universitário.
Próximas audiências
As audiências públicas do Movimento Paraná Sem Corrupção estão sendo realizadas, ao longo deste ano, nas nove Regionais de Curitiba. As duas últimas reuniões serão nas regionais de Santa Felicidade e Boqueirão, nos dias 13 e 29 de agosto, respectivamente.
Informações
Para saber mais sobre o Movimento Paraná Sem Corrupção, acesse: http://www.paranasemcorrupcao.org.br/
Fonte: Site MP/PR