MP/PR

AMANHÃ – CURITIBA – Prefeitura e UFPR fortalecem Movimento Paraná Sem Corrupção

Audiência Pública no dia 14 de maio reunirá representantes da Universidade,
do MP-PR, da administração municipal e da comunidade

 Nesta terça-feira, 14 de maio, o Ministério Público do Paraná realiza a terceira audiência pública do Movimento Paraná Sem Corrupção em Curitiba. A reunião terá início às 19h, no Salão Nobre do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (primeiro andar da sede da Universidade, na Praça Santos Andrade, nº 50, Centro).

O objetivo do encontro, que tem como tema “Cidadania, Direitos e Deveres”, é tratar de temas de interesse da comunidade, com a participação de promotores de Justiça do MP-PR e convidados. Na audiência desta terça, além dos representantes do MP-PR, também estarão presentes o prefeito municipal de Curitiba, Gustavo Fruet, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, o chefe do Núcleo de Educação de Curitiba, Maurício Pastor dos Santos, e o diretor do Setor de Ciências Jurídicas, professor Ricardo Marcelo Fonseca.

Os cidadãos interessados em participar, expondo ideias e sugestões durante a audiência, devem entregar ficha de participação, que estará disponível no local.

Entre os temas que serão tratados no encontro, estão: o Movimento Paraná Sem Corrupção, com o promotor de Justiça e coordenador estadual do Movimento, Eduardo Cambi, Transparência, com o promotor de Justiça Cláudio Smirne Diniz, que atua no Centro de Apoio de Proteção ao Patrimônio Público, e Segurança Alimentar, com o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Centro de Apoio de Proteção aos Direitos Humanos.

Parcerias – Durante a audiência pública, o Movimento Paraná Sem Corrupção e a Universidade Federal do Paraná irão selar a adesão do curso de Direito ao Movimento. “Vamos lançar o programa Ministério Público Universitário, um curso de extensão teórico e prático promovido por membros do MP e por professores do curso de Direito da Federal, com o objetivo de promover o conhecimento das funções do Ministério Público, disseminar o Movimento e capacitar os acadêmicos para que promovam ações de combate à corrupção, voltadas à educação, para o exercício da cidadania em escolas públicas e na comunidade”, explicou o promotor de Justiça Eduardo Cambi.

Além disso, a participação do prefeito Gustavo Fruet no evento marca a parceria entre o MP-PR e a Prefeitura Municipal, que inclui a realização de audiências em todas as nove regionais de Curitiba, além de parcerias para a promoção e divulgação das ações do projeto “Cidadania, Direitos e Deveres”. Um dos objetivos é levar aos locais públicos informações, para conhecimento dos cidadãos, sobre seus direitos fundamentais e deveres.

Audiências no interior – Além de Curitiba, integrantes do Movimento Paraná Sem Corrupção estão realizando audiências públicas em várias cidades do Estado. O objetivo é discutir junto às comunidades ações educativas do Movimento, que possam contribuir com a compreensão da população sobre seus direitos e seus deveres, estimulando, assim, a participação e o controle social.

Outros encontros – Esta é a terceira de nove audiências do Movimento Paraná Sem Corrupção programadas para Curitiba. A primeira foi na regional do Boa Vista, no dia 18 de abril, e a segunda, na Cidade Industrial, no dia 6 de maio. A reunião realizada na CIC tratou de temas como Prevenção à Violência, Redes de Proteção e Exercício da Cidadania. Veja abaixo algumas fotos do evento:

Audiência   

Informações – Para saber mais sobre o Movimento Paraná Sem Corrupção, acesse: http://www.paranasemcorrupcao.org.br/

Mais audiências – Veja também outras reuniões realizadas com a comunidade em Curitiba e no interior.

09/05/2013

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. AMANHÃ – CURITIBA – Prefeitura e UFPR fortalecem Movimento Paraná Sem Corrupção. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/amanha-curitiba-prefeitura-e-ufpr-fortalecem-movimento-parana-sem-corrupcao/ Acesso em: 17 fev. 2026
Sair da versão mobile