MP/PR

30/11/2012 – Polícia Militar do Paraná adere à Campanha Conte até 10

No próximo dia 3 de dezembro, às 10h, por iniciativa conjunta do Ministério Público do Paraná e do Comando da Polícia Militar, a campanha “Conte até 10” será levada a policiais que comandam as Unidades Paraná Seguro (UPS), companhias e batalhões de Curitiba, em evento a ser realizado no auditório do Comando-Geral da PM (Av. Marechal Floriano Peixoto, 1401 – Rebouças).

Criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP), com o apoio da Secretária Nacional de Justiça e CNJ, a campanha tem o objetivo de combater os homicídios cometidos sem reflexão e aqueles que ocorrem após um desentendimento banal. A campanha no Paraná, além de conscientizar o cidadão que pequenos conflitos podem chegar ao homicídio, no tom da campanha nacional, teve o objetivo ampliado para prevenir confrontos em qualquer situação do cotidiano que podem levar à prática de crimes com conteúdo de violência.

"O momento não poderia ser mais oportuno, em razão dos fatos noticiados atualmente na mídia paranaense a respeito de abordagens da polícia, sobre as quais pairam suspeitas de prática de violência", afirma o coordenador estadual da “Conte até 10”, promotor de Justiça Paulo Markowicz de Lima. "Os desvios de conduta devem ser devidamente apurados e os infratores responsabilizados, mas é bom lembrar que a Polícia Militar do Paraná atende milhares de ocorrências e os fatos com notícias de abordagem violenta representam uma situação pontual. Levar a campanha à PM é tentar passar a mensagem da necessidade de reflexão antes de qualquer abordagem violenta, para reduzir mais estes casos", disse.

Sobre o trabalho da polícia preventiva, o promotor ressaltou que “o policial vive em constante estresse, pois em grande parte dos atendimentos não sabe qual vai ser a reação das pessoas, sem contar que em muitas delas corre risco de morte”. Sobre a prevenção de conflitos entre comunidade e polícia, disse: “a proposta do “Conte até 10” é no sentido de que o policial reflita, não responda à agressão e mantenha a dignidade de seu cargo, pois uma agressão policial repercute negativamente para toda a corporação militar. Da mesma forma, o cidadão deve ´contar até 10´ quando é abordado pela polícia, evitando qualquer reação que possa gerar conflito”.

"A Polícia Militar deve ser protagonista em direitos humanos. Ficamos muito satisfeitos de participar e de ser multiplicadores da campanha ´Conte até 10′ entre os policiais e também na comunidade", afirma o coronel César Alberto Souza, subcomandante da PM.

Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
3250-4228/ 4226

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. 30/11/2012 – Polícia Militar do Paraná adere à Campanha Conte até 10. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/30-11-2012-policia-militar-do-parana-adere-a-campanha-conte-ate-10/ Acesso em: 06 ago. 2025
Sair da versão mobile