MP/PR

27/092012 – ALTO PIQUIRI – MP-PR aciona prefeito por contratações com desvio de função

O Ministério Público do Paraná propôs, nesta segunda-feira, 24 de setembro, ação civil pública contra o prefeito municipal de Alto Piquiri, na região noroeste, por contratações irregulares, com o objetivo de mascarar a admissão de mão de obra subordinada na Prefeitura, em “nítido desvio de finalidade”.

De acordo com a promotora de Justiça Juliana Mitsue Botomé, mais de um funcionário teve o contrato oficializado na Administração Municipal para vaga de estágio, mas na prática exercia funções diversas de cunho rotineiro da administração pública, sem a devida aprovação em concurso público, como, por exemplo, entrega de boletins escolares, cuidar de crianças, gerenciar o setor de limpeza e etc.

“Trata-se de um desvirtuamento de contrato de estágio, eis que as pessoas desempenhavam tarefas não condizentes com o plano de atividades previsto para a vaga contratada”, esclareceu a promotora. Ainda segundo a promotora, a Justiça do Trabalho da 9ª Região de Umuarama declarou a nulidade dos contratos de estágios e reconheceu o vínculo empregatício das funcionárias citadas na ação, condenando, por consequente, o município de Alto Piquiri.

Além do prefeito municipal, Gerson Márcio Negrissoli, o MP-PR acionou a coordenadora da secretaria municipal de Educação, Aparecida Josefina Rondis, a Associação de Pais e Mestres e Funcionários (APMF), a Faculdade de Pinhais e o Centro de Incentivo à União Escola/Empresa (CIUNEM), por participarem das contratações.

O MP-PR requer a notificação dos requeridos para se manifestarem em até 15 dias, a condenação por prática de ato de improbidade administrativa, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de 3 a 5 anos e pagamento de multa civil, entre outras sanções.

Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4439

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. 27/092012 – ALTO PIQUIRI – MP-PR aciona prefeito por contratações com desvio de função. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/27-092012-alto-piquiri-mp-pr-aciona-prefeito-por-contratacoes-com-desvio-de-funcao/ Acesso em: 18 fev. 2026
Sair da versão mobile