MP/PR

25/09/2012 – XAMBRÊ – MP-PR aciona o Estado para que sejam fornecidos medicamentos à adolescente

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Xambrê, propôs ação civil pública contra o Estado do Paraná, com pedido de tutela antecipada, para garantir o fornecimento de medicamentos a uma adolescente de 14 anos.

De acordo com a ação, a adolescente tem Hipetireoidismo e Diabetes Mellitus Tipo I, diagnosticados aos 6 anos. A Promotoria requer o fornecimento de dois medicamentos: Somatropina e Leuproperrina . O primeiro é uma proteína idêntica ao hormônio de crescimento produzido pelo organismo, responsável pelo crescimento ósseo e o desenvolvimento somático. Já o segundo tem a finalidade de impedir o fechamento da idade óssea, possibilitando que a menina alcance estatura mediana a sua idade. Sem os medicamentos, segundo a ação, a adolescente chegará a apenas a 1,43 m de altura.

A Promotoria obteve a concessão da tutela antecipada, possibilitando o início do tratamento (que custa aproximadamente R$ 10 mil). O promotor de Justiça Mario Augusto Drago de Lucena, que assina o documento, aguarda agora a procedência da ação na Justiça, para que sejam garantidos os medicamentos pelo tempo que durar o tratamento.

Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4439

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. 25/09/2012 – XAMBRÊ – MP-PR aciona o Estado para que sejam fornecidos medicamentos à adolescente. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/25-09-2012-xambre-mp-pr-aciona-o-estado-para-que-sejam-fornecidos-medicamentos-a-adolescente/ Acesso em: 18 fev. 2026
Sair da versão mobile