As Promotorias de Justiça de Sertanópolis, Marilândia do Sul e Grandes Rios realizaram na última segunda-feira (17), audiência pública, no salão do Tribunal do Júri de Grandes Rios, para debater temas como o papel do Ministério Público no combate à corrupção e a Proposta de Emenda Constitucional nº 37, que retira o poder investigatório do MP e de outros órgãos. A audiência faz parte do Movimento Paraná Sem Corrupção.
Participaram do encontro as promotoras de Justiça Rayanne Hagge, Kelly Caldeiras e Viviane Gerelus, além de autoridades municipais de Grandes Rios, Rio Branco do Ivaí e Faxinal.
As promotoras de Justiça destacaram a importância do Movimento Paraná Sem Corrupção que tem como objetivo envolver a participação de todos os setores da sociedade civil, do poder público e dos meios de comunicação no combate à corrupção a partir de ações práticas do dia-a-dia. Também foram explicadas as principais atribuições e funções do MP.
Em seguida, a promotora de Justiça Kelly Caldeiras falou sobre a PEC 37 e a importância do poder investigatório do MP e de outras instituições para o combate à corrupção. “A PEC 37 enfraquece as instituições e desconsidera o interesse da sociedade e de cada cidadão, individualmente, que não teria a quem recorrer em caso de omissões da polícia”, explicou ela. Por fim, a promotora de Justiça orientou os presentes a assinarem moções contra a Proposta.
A promotora de Justiça Viviane Gerelus falou sobre o aumento da violência e de crimes cometidos por adolescentes e abordou a polêmica em torno da redução da maioridade penal. A promotora ressaltou que faltam incentivos para a educação e para a capacitação profissional e explicou a influência da corrupção na ineficiência de serviços públicos.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4439
Fonte: Site MP/PR