O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público de Apucarana, apresentou nesta quinta-feira, 23 de maio, denúncia contra o ex-vereador e atual secretário de Governo do Município de Apucarana e outras 11 pessoas por condutas criminosas tipificadas como peculato.
Segundo a Promotoria, os fatos foram praticados nos anos de 2003/2004, época em que o atual secretário exerceu o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Apucarana. “A denúncia engloba diversas condutas praticadas por meio de supostas aquisições de bens móveis, peças e programas de informática e computadores, acobertadas com apresentação de notas fiscais falsas ou de empresas declaradas inidôneas pela Secretaria da Fazenda de São Paulo, em razão de estarem inativas e/ou por simulação de existência”, explica o promotor de Justiça Eduardo Augusto Cabrini.
Ainda de acordo com a Promotoria, são relatados, na denúncia, “desvios de verbas com pagamentos de servidora ‘fantasma’ da Câmara Municipal e com diárias inexistentes e de diversos gastos na aquisição de combustível destinados a pessoas sem qualquer vínculo profissional com a Câmara”. Os gastos, explica o promotor de Justiça, eram realizados aos finais de semana, com fornecimento de combustível diferente do utilizado na frota oficial da Casa Legislativa Municipal.
Na época, o valor dos desvios foi calculado em R$ 112.018,15.
A denúncia tem por objeto inquérito policial cujas investigações foram concluídas no âmbito do Ministério Público do Paraná.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4439
Fonte: Site MP/PR
