Terminou nesta quarta-feira, 19 de junho, a enquete realizada pela Câmara Federal sobre investigações criminais pelo Ministério Público. Das 223 mil participações, 194 mil foram favoráveis ao poder de investigação do MP.
87% dos participantes responderam a pergunta “Você concorda que investigações criminais sejam realizadas somente pela Polícia e não mais pelo Ministério Público (PEC 37/11)?” com a resposta “Não. Acho que o MP deve poder investigar quando julgar necessário”, ou seja, a maioria absoluta concorda que a Instituição deve realizar investigações criminais.
Apenas 11% (25 mil votos) concordaram que a investigação deve ser feita somente pela Polícia. Outros 1,53% (3 mil votos) responderam que o Ministério Público deve investigar em casos específicos.
A pesquisa registrou recorde de participação popular pelo Portal da Casa Legislativa.
Votação
Nesta quinta-feira, 20 de junho, a Câmara Federal divulgou que a votação da Proposta de Emenda Constitucional nº 37, prevista para o dia 26 deste mês, foi adiada. Ainda não há uma nova data definida para a votação.
Posicionamento dos parlamentares
Dos 30 deputados federais do Paraná, 20 já se manifestaram oficialmente contra a proposta, apoiando o poder de investigação criminal do Ministério Público. Conheça os parlamentares contrários e favoráveis à PEC 37.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4439
Fonte: Site MP/PR
