MP/PR

12/09/2012 – PONTA GROSSA – Promotoria aciona Estado para que sejam fornecidos medicamentos

A Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública de Ponta Grossa (região dos Campos Gerais) propôs nesta semana quatro ações contra o Estado do Paraná para garantir o fornecimento de medicamentos a cidadãos que não têm condições financeiras de arcar com tratamento de saúde. Entre as pessoas beneficiadas estão duas idosas e um bebê.

A primeira das ações é em interesse de uma paciente portadora de enfisema pulmonar, com frequentes crises de falta de ar, que necessita de doses diárias do medicamento Spiriva Respimat. A senhora já havia solicitado o medicamento ao Estado, por meio da regional de saúde, e ao município, que recusaram o seu fornecimento.

A segunda ação é em favor de um bebê, de quatro meses, portador de doença crônica pulmonar/displasia broncopulmonar, que está internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia, na UTI neonatal, desde que nasceu. A criança necessita de cinco doses anuais do medicamento Profilaxia com Palivizumabe pelos próximos três anos.

O terceiro procedimento é para uma mulher de 29 anos, portadora de uma doença inflamatória crônica (still adulto). A paciente fez uso de dois medicamentos e apresentou controle parcial da doença, mas, mesmo assim, ainda é necessário manter controle da enfermidade com o uso de outro medicamento, o Tocilizumabe 80mg e 200mg.

A quarta ação refere-se a uma senhora de 69 anos, diagnosticada com hipertensão pulmonar, que necessita dos seguintes medicamentos: Sildenafil 20mg, Cardizen 240 mg, Digoxina 0,25mg, Lasix 40mg, Aldactone 25mg, Marevan 5mg, Bezafibrato 200mg e Sinvastatina 40mg. Dos oito remédios, quatro já estão sendo distribuídos nas unidades básicas de saúde, mas outros quatro não.

Em todos os casos o MP-PR requer à Justiça o fornecimento do medicamento aos três pacientes, enquanto houver necessidade, de maneira gratuita, no prazo máximo de cinco dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil, a ser revertido para o Fundo Municipal de Saúde de Ponta Grossa. As ações, assinadas pelo promotor de Justiça Fuad Faraj, aguardam decisão judicial.

Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4439

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. 12/09/2012 – PONTA GROSSA – Promotoria aciona Estado para que sejam fornecidos medicamentos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/12-09-2012-ponta-grossa-promotoria-aciona-estado-para-que-sejam-fornecidos-medicamentos/ Acesso em: 18 fev. 2026
Sair da versão mobile