MP/PR

05/12/2012 ? OUÇA ? Programa de rádio discute o poder de investigação do Ministério Público

No dia 21 de novembro, comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou Proposta de Emenda Constitucional 37/11 que impede o Ministério Público de fazer investigações criminais. Apenas três países vedam a investigação do MP: Quênia, Indonésia e Uganda. A proposta, de autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB/MA), ainda precisa passar por duas votações em plenário.

Para falar sobre o tema, o promotor de Justiça Rodrigo Chemim Guimarães, que atua na área criminal, foi o convidado desta semana do programa “Conversa com o Ministério Público – o Direito mais perto de você”, exibido nesta quarta-feira (5).

“Não vejo como interessante à sociedade como um todo que você restrinja a atividade investigativa em um país que historicamente é estruturado a partir de modelos de corrupção”, afirmou o promotor. “Existe uma bancada da polícia no congresso nacional, que faz aprovar aquilo que é de interesse da classe policial, mas que, nesse particular, desinteressa à população brasileira. E por quê? Porque o Ministério Público é hoje a única instituição no Brasil com real e efetiva independência, sem qualquer interferência de natureza política para investigar delitos – notadamente delitos de colarinho branco, delitos que atinjam a classe política, que sejam praticados, inclusive, pela própria polícia”, destacou Chemim.

Ouça o programa na íntegra.

O quadro Conversa com o MP é veiculado dentro do programa Rota 630, da rádio é-Paraná, na freqüência 630/AM (quarta-feira, das 13h às 13h30). Obs: a utilização do programa por qualquer veículo está autorizada, mediante a citação da fonte e o programa é melhor visualizado no Internet Explorer.

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. 05/12/2012 ? OUÇA ? Programa de rádio discute o poder de investigação do Ministério Público. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/05-12-2012-ouca-programa-de-radio-discute-o-poder-de-investigacao-do-ministerio-publico/ Acesso em: 17 fev. 2026
Sair da versão mobile