MP/PR

02/10/2012 – MARECHAL CÂNDIDO RONDON – Combate à corrupção é discutido em programa de rádio

Nesta segunda-feira, 1º de outubro, a promotora de Justiça Giseli Batista de Melo, titular da Promotoria Eleitoral do município de Marechal Cândido Rondon, aproveitou a reta final do período eleitoral e a adesão da comarca ao Movimento Paraná Sem Corrupção e participou de uma entrevista na rádio local Educadora para tratar de temas relacionados ao voto consciente e ao combate à corrupção.

Sobre as ações do Movimento, a promotora ressaltou que serão realizados encontros com o Conselho Tutelar, diretores e professores de escolas locais, para exposição das propostas de atividades que serão desenvolvidas em sala de aula. “O objetivo é estimular o pensamento e comportamento ético por parte dos alunos, já que uma das melhores formas de se combater a corrupção é justamente ensinando e praticando o correto comportamento cívico para aqueles que estão na idade de desenvolvimento intelectual e moral”, explicou Giseli.

Eleições 2012 –
Durante a entrevista, a promotora falou também sobre o período eleitoral deste ano, com foco na situação do município. “Por ser titular da Promotoria Eleitoral, percebi a necessidade de a comunidade tomar conhecimento, por exemplo, das consequências jurídicas de uma cassação de registro de candidatos ao cargo de Prefeito. É interessante que a comunidade saiba o que isso poderá acarretar até o dia das eleições, por exemplo, os efeitos de uma renúncia à candidatura e sua substituição às vésperas de uma eleição sem que haja tempo da população tomar conhecimento disto”, exemplificou a promotora.

Na conversa, a promotora ressaltou ainda a importância de os eleitores tornarem público, principalmente à Justiça Eleitoral, todos os casos de tentativa de compra de voto. “Voto consciente é ter comprometimento com os anseios e os problemas da comunidade, e isso jamais poderá ser atingido se a população for omissa e tratar com normalidade a postura de candidatos que somente se aproximam de seus eleitores para obter vantagens”, advertiu Giseli.

“O voto é a chance de reverter todo o quadro de problemas sociais, afastando do poder aqueles que não se comprometem com os desejos da comunidade. Desse modo, um candidato que compra votos da população prova que não possui este comprometimento. Ele enxerga o eleitor como o único meio de chegar ao poder, e não como aquele que um dia deverá trabalhar a seu favor”, finalizou.

Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4439

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. 02/10/2012 – MARECHAL CÂNDIDO RONDON – Combate à corrupção é discutido em programa de rádio. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/02-10-2012-marechal-candido-rondon-combate-a-corrupcao-e-discutido-em-programa-de-radio/ Acesso em: 18 fev. 2026
Sair da versão mobile