MP/PR

01/10/2013 – REGIÃO DO RIO PARANÁ – Gaeco Maringá e autoridades de 14 municípios criaram um Conselho Intermunicipal de Segurança

O Núcleo de Maringá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Maringá) e autoridades de 14 municípios da área de abrangência do maior rio do Estado constituíram uma Comissão Provisória para a criação do Conselho Intermunicipal de Segurança do Rio Paraná (Consinter). O Conselho – que conta com o apoio de parlamentares estaduais que têm base na região – foi composto pelos municípios de Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Marilena, Nova Londrina, Terra Rica, Guairaçá, São Pedro do Paraná, Porto Rico, Loanda, Santa Isabel do Ivaí, Querência do Norte, Santa Mônica, Santa Cruz do Monte Castelo e Planaltina do Paraná, entre outras cidades que manifestarem desejo de aderir ao Conselho. O Estatuto da entidade já foi elaborado e o próximo passo será compor a diretoria. Essa organização pretende contribuir para a melhoria da segurança na região, que sofre também por ser área de fronteira fluvial, incentivando a articulação entre os diversos órgãos de Estado que atuam na segurança pública no País.

Na semana passada, um manifesto das autoridades e de representantes da sociedade civil foi entregue ao governador do Estado, com sugestões para a melhoria da segurança pública nas regiões dos rios Paraná, Ivaí e Paranapanema. Assinaram o documento prefeitos municipais, presidentes de Câmaras de Vereadores e várias autoridades civis e militares. Entre as sugestões estão a articulação entre órgãos federais e estaduais, com a criação de delegacias permanentes ou itinerantes, ampliação da atuação da Marinha do Brasil na região e aprimoramento da infraestrutura operacional das forças policiais, frente à realidade de fluvial entre os Estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Histórico – A criação da Comissão Provisória para a criação do Conselho Intermunicipal de Segurança do Rio Paraná ocorreu após o contato da sociedade civil com o Núcleo Regional do Gaeco de Maringá, que, em agosto, recebeu abaixo-assinado contendo 925 assinaturas pedindo a melhoria da segurança, frente aos frequentes assaltos a condomínios, propriedades rurais e de veraneio, embarcações e estabelecimentos comerciais, em vários municípios que margeiam o Rio Paraná. A partir dessa manifestação, o Gaeco instaurou procedimento administrativo, ouviu pessoas e contatou autoridades para ações conjuntas, o que resultou no desmantelamento de uma quadrilha que vinha aterrorizando a região. Foram efetuadas oito prisões. O líder do bando foi morto em confronto armado com o Batalhão Militar de Fronteira. As ações resultaram em queda no número de crimes de roubo que vinham ocorrendo na região.

Prefeitos locais já sinalizaram a disposição de colaborar com o incremento da segurança pública, cedendo espaços físicos para eventual instalação de delegacias ou de bases provisórias das forças policiais.

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. 01/10/2013 – REGIÃO DO RIO PARANÁ – Gaeco Maringá e autoridades de 14 municípios criaram um Conselho Intermunicipal de Segurança. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/01-10-2013-regiao-do-rio-parana-gaeco-maringa-e-autoridades-de-14-municipios-criaram-um-conselho-intermunicipal-de-seguranca/ Acesso em: 07 jul. 2025
Sair da versão mobile