O Ministério Público Federal em Erechim vai discutir propostas de melhorias do sistema de abastecimento de água potável para as comunidades indígenas da região. O evento ocorrerá no próximo dia 3 de junho, na sede da Procuradoria da República em Erechim, às 14h.
Apuração do MPF aponta que seis das oito áreas indígenas sob a atribuição da Procuradoria da República em Erechim apresentam problemas de escassez de água e de fornecimento do produto contaminado.
Na terra indígena de Ligeiro, por exemplo, desde o ano de 2008 o abastecimento de água é feito por meio de caminhões pipas, de modo insuficiente a atender às necessidades dos indígenas. Já em Ventarra, no município de Erebango, o problema é a contaminação pela ausência de tratamento do esgoto e pela liberação desordenada de agrotóxicos nas lavouras que circundam a área indígena, ocasionando problemas de saúde.
Coordenado pelo procurador da República Ricardo Gralha Massia, o evento contará com a presença de representantes da SESAI, da FUNAI, da CORSAN, dos municípios e das comunidades indígenas envolvidas.
Fonte: MPF/RS