O apoio da população contra a PEC 37 vem se destacando quase que diariamente nos protestos que ocorrem em todo o Brasil. Na internet, as manifestações são ainda mais intensas: já foram promovidas pela sociedade mobilizações no Twitter e o compartilhamento de mensagens contra a PEC 37 no Facebook é constante.
A mais recente demonstração do povo contra a Proposta de Emenda à Constituição veio por meio do site da Câmara de Deputados, onde o novo texto deverá ser votado.
Em enquete realizada com a pergunta “Você concorda que investigações criminais sejam realizadas somente pela Polícia e não mais pelo Ministério Público (PEC 37/11)?” a opção “Não. Acho que o MP deve poder investigar quando julgar necessário” foi a mais votada, recebendo 200.996 votos de um total de 230.383. O número corresponde a 87,24% dos votos.
Embora a enquete não tenha valor científico e vise apenas a interação com os usuários do portal, o resultado da votação mostra a insatisfação dos brasileiros quanto à PEC 37 e o seu apoio para que o Ministério Público mantenha seus poderes de investigação.
Tamanha pressão popular já traz resultados: a análise da PEC em plenário, inicialmente agendada para o dia 26 de junho, foi adiada. Ainda não foi definida uma nova data para a votação, mas é provável que só aconteça no segundo semestre deste ano.
Confira o resultado no site http://www2.camara.leg.br/agencia-app/votarEnquete/enquete/BDFB431E-E8E3-4398-8B7B-DAC0B6DE8F1C
(Ascom/PRRS com apoio Câmara Notícias)
Fonte: MPF/RS