CNJ

Corregedoria vai apurar possível fraude na adoção de adultos por estrangeiros

03/07/2012 – 10h29

Gilmar Felix

 Corregedoria vai apurar possível fraude na adoção de adultos por estrangeiros

A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, determinou há pouco a abertura de procedimento para apurar possíveis fraudes em processos de adoção de brasileiros adultos por estrangeiros, conforme denúncia divulgada hoje pelo jornal Correio Braziliense.

Na decisão, a ministra assinala que “há indícios de fraude, o que deve ser apurado, de pronto”, e acrescenta: “Tendo em vista a gravidade dos fatos, a obrigação legal e ética de todos os integrantes do Poder Judiciário, a demandar adoção de medidas por parte da Corregedoria Nacional de Justiça no que corresponder ao Poder Judiciário nacional, determino a instauração de Pedido de Providências”.

A corregedora oficiou o desembargador corregedor-geral de Justiça de Goiás para que inicie a apuração dos fatos de imediato e informe o resultado da apuração em 60 dias. Determinou ainda fossem informados o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o superintendente da Polícia Federal em Goiás.

Marcone Gonçalves
Agência CNJ de Notícias

www.cnj.jus.br/5b9c

Fonte: CNJ

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Corregedoria vai apurar possível fraude na adoção de adultos por estrangeiros. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/cnj/corregedoria-vai-apurar-possivel-fraude-na-adocao-de-adultos-por-estrangeiros/ Acesso em: 18 mar. 2026
Sair da versão mobile