Câmara

PIB poderá crescer até 5,7% com redução das contas de luz, segundo Fipe

O representante da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Fernando Garcia de Freitas, disse há pouco que a Medida Provisória 579/12 poderá elevar a taxa de crescimento da economia brasileira entre 3 a 5,7%, de acordo com a extensão do corte nas tarifas. “A redução [das contas de luz] trará aumento do investimento das indústrias e vai gerar emprego e renda, permitindo a retomada do crescimento em bases mais sustentáveis”, declarou.

Ainda conforme o pesquisador, estudo da Fipe deste ano concluiu que a MP poderá reduzir o Índice de Preço ao Consumidor (IPC) de 0,5 a 0,6 pontos porcentuais. Isso, segundo ele, será consequência da redução dos produtos industriais.

A MP altera o marco regulatório do setor elétrico. Entre outras medidas, prevê a antecipação da renovação das concessões de geração hidrelétrica. Um dos objetivos do governo é reduzir as contas de luz entre 16% e 28%.

Garcia de Freitas participaram da segunda audiência pública sobre a MP 579/12. A reunião ocorreu no Plenário 19 da Ala Alexandre Costa do Senado.

* Matéria atualizada às 17h35.

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. PIB poderá crescer até 5,7% com redução das contas de luz, segundo Fipe. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/pib-podera-crescer-ate-5-7-com-reducao-das-contas-de-luz-segundo-fipe/ Acesso em: 19 jan. 2026
Sair da versão mobile