Os 78 estudantes do ensino médio que participam da 6ª edição do Parlamento Jovem elegeram, nesta terça-feira, a Mesa Diretora que vai presidir os trabalhos durante esta semana. Os jovens, de escolas públicas e particulares de todos os estados, foram selecionados após enviarem sugestões de projetos de lei à Câmara.
Até sexta-feira (13), os estudantes participarão de uma jornada parlamentar simulada que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário. Idealizador do evento, o deputado Lobbe Neto (PSDB-SP) presidiu a solenidade de posse da nova Mesa, que foi realizada no Plenário Ulysses Guimarães.
Na quarta (11) e na quinta-feira (12), os estudantes votarão projetos em comissões. Os projetos aprovados serão levados a uma sessão simulada do Plenário na sexta-feira, último dia do Parlamento Jovem.
Defesa dos projetos
Na sessão de hoje, após o registro dos jovens parlamentares, cada chapa teve cinco minutos para apresentar seus projetos. Michel Santos, de Sergipe, representante da Chapa 1, ressaltou a importância de fazer valer os princípios que regem a Casa. Já Luisy Andrade Darcy, estudante do Rio de Janeiro e presidente da Chapa 2, enfatizou a democracia e a força da juventude brasileira. Para Rodrigo Furtado, do Amazonas, o Parlamento Jovem representa o amadurecimento político do País. Em seu discurso, Suellyanne Dantas de Lima, de Pernambuco, afirmou que a sociedade tem desafios importantes a enfrentar, como o princípio constitucional da igualdade entre todos.
Com 32 votos, o Parlamento Jovem elegeu Luisy Andrade Darcy, da Chapa 2. Para vice-presidente, foi eleito Fabrício da Lima; primeira-secretária, Jocelina da Conceição da Silva Jú, e segunda-secretária, Maria Jorlane. Emocionada, a nova presidente do Parlamento Jovem afirmou que a juventude deu provas de que está sintonizada com as necessidades do País.
Segundo o deputado Lobbe Neto, a cada edição o Parlamento Jovem traz idéias inovadoras e demonstra o interesse político dos jovens. “A cada ano, os projetos são mais bem elaborados. Há iniciativas muito boas e aumento no número de propostas inscritas, com a maior participação da juventude no trabalho da Câmara dos Deputados.”
Comissões
Na tarde desta terça-feira, as atividades continuam com os trabalhos das comissões. Ainda será eleita a presidência dos colegiados e distribuídos projetos, que serão relatados pelos jovens parlamentares.
O Parlamento Jovem Brasileiro é um evento anual, regulado pelo Ato da Mesa 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara, de iniciativa do deputado Lobbe Neto. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos participantes são custeados pela Câmara.
Fonte: Portal Câmara dos Deputados
