Câmara

Inovação na distribuição de energia será tema de audiência pública

As comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Minas e Energia vão realizar audiência em conjunto para debater a inovação tecnológica na distribuição de energia elétrica no Brasil. A audiência proposta pelos deputados Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Albano Franco (PSDB-SE), aprovada nesta quarta-feira, ainda não tem data definida.

Segundo os parlamentares, no último ciclo de revisão tarifária, realizado em 2006, a falta de organização das distribuidoras com a contagem dos ativos gerou erro de cálculo tarifário. “A falha só foi percebida neste ano pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Ministério de Minas e Energia, tendo como consequência o aumento de tarifa para o consumidor”, lembraram.

Para evitar essa situação, disse Vanessa Grazziotin, a IBM está desenvolvendo uma tecnologia de inteligência da rede elétrica. “O Smart Grid é um conceito que dá independência ao consumidor, além de acabar com apagões, problemas de abastecimento e a construção de novas usinas”, destacou.

Segundo Albano Franco, atualmente, produzir, distribuir e consumir energia é um esquema superado. “Na Europa, por exemplo, o consumidor residencial já pode produzir energia e até vender eletricidade para o sistema. Deveriam existir várias concessionárias para atender a mesma região”, disse.

Ainda segundo o deputado, apesar de outros países já terem alguns pontos do Smart Grid em funcionamento, há na cadeia do setor elétrico uma aceitação muito grande desse conceito inovador.

Convidado
Para participar da reunião será convidado o executivo de Desenvolvimento de Soluções da IBM, Bruno Regueira da Costa.

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Inovação na distribuição de energia será tema de audiência pública. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/inovacao-na-distribuicao-de-energia-sera-tema-de-audiencia-publica/ Acesso em: 21 fev. 2026
Sair da versão mobile