Câmara

Congresso deve cobrar cumprimento de meta sobre clima, diz senador

O presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, senador Renato Casagrande (PSB-ES), disse há pouco que cabe ao Congresso cobrar do governo um plano de execução para o cumprimento de metas de redução da emissão de gases de efeito estufa. “É preciso desdobrar o compromisso brasileiro, não podemos lidar com metas lançadas ao vento”, disse Casagrande. Ele participa de comissão geral que discute, na Câmara, a posição brasileira na Conferência do Clima, que será realizada pela ONU no mês que vem, em Copenhague (COP 15).

O Brasil vai assumir o compromisso de reduzir entre 36,1% e 38,9% sobre as estimativas de emissões de gases do efeito estufa previstas para 2020.

Renato Casagrande lamentou que o debate no Congresso sobre o assunto ocorra após a decisão do governo. “O Congresso deveria ter tomado uma decisão política anterior à decisão do governo.”

Na opinião do senador, cabe agora aos parlamentares continuar o debate e concluir a votação da Política Nacional de Mudanças Climáticas e do Fundo Nacional de Mudanças Climáticas, já aprovados pela Câmara.

Ações positivas
A diretora do Departamento de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Branca Bastos Americana, ressaltou que o Brasil possui uma série de ações positivas para oferecer ao mundo, justamente por analisar matérias como a política nacional e o fundo de mudanças climáticas. Para ela, o País está em posição de exigir de outros países que tomem providências.

“Desenvolvimento tem que ser sustentável e compatível com a mudança do clima. Não existe mais essa contradição entre desenvolvimento e redução de emissões”, disse.

Leia mais:
Embaixador defende política brasileira sobre clima
Indústria precisa se comprometer com meio ambiente, diz consultor
Temer ressalta empenho da Câmara em discussões sobre clima
Comissão geral debate proposta brasileira na Conferência do Clima

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara’)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Congresso deve cobrar cumprimento de meta sobre clima, diz senador. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/congresso-deve-cobrar-cumprimento-de-meta-sobre-clima-diz-senador/ Acesso em: 21 fev. 2026
Sair da versão mobile