Câmara

Comissão avaliará centros de Referência em Saúde do Trabalhador

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público discutira nesta terça-feira (8) as políticas públicas adotadas nos centros de Referência em Saúde do Trabalhador.

O debate foi proposto pelo deputado Assis Melo (PCdoB-RS). “A Política Nacional de Saúde do Trabalhador, desenvolvida pelo  Ministério da Saúde, tem como alicerce os centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests). As políticas públicas desenvolvidas no Cerest visam reduzir os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”, afirma.

O deputado acrescenta que, atualmente, o Ministério da Saúde coordena o trabalho de mais de 150 Cerests, que prestam assistência aos trabalhadores que adoecem ou se acidentam, promovem e recuperam os trabalhadores, além de investigar as condições de segurança no ambiente de trabalho.

Ele propôs a realização da audiência pública por considerar que a promoção e a proteção da saúde do trabalhador deve consistir em ação integrada e multidisciplinar do Poder Público.

Foram convidados:
– o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda;
– o presidente do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat), Gilberto Almazan;
– representante do Coletivo de Saúde do Trabalhador Bancário José Barberino;
– a coordenadora do Centro de Referencia de Saúde do Trabalhador de Caxias do Sul, Ana Maria Mezzomo Bedin.

A reunião será realizada às 14h30. O local ainda não foi definido.

Fonte: Portal C?¢mara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Comissão avaliará centros de Referência em Saúde do Trabalhador. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/comissao-avaliara-centros-de-referencia-em-saude-do-trabalhador/ Acesso em: 01 mar. 2026
Sair da versão mobile