A Comissão Mista de Mudanças Climáticas realiza audiência pública nesta terça-feira para discutir a versão brasileira do “Relatório Stern”, que estuda as vantagens da prevenção do aquecimento global, em comparação com o custo futuro de políticas que evitem os efeitos catastróficos das mudanças climáticas.
Foi convidado o presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Israel Klabin. A fundação é a responsável pelo estudo, feito por sugestão da Embaixada do Reino Unido.
Há três anos, o Economista Lord Nicholas Stern, da London School of Economics, realizou estudo sobre o custo da prevenção dos efeitos catastróficos das mudanças climáticas. Foram criados cenários para várias décadas futuras, estimando-se o custo da correção ou convivência com os efeitos e impactos da mudança climática.
Conhecido no Brasil como “Relatório Stern”, o estudo mostra que, se a humanidade investisse cerca de 1% do PIB mundial, evitaria no futuro a mobilização de recursos várias vezes superiores somente para permitir que a espécie humana não desapareça ou sofra gigantescas catástrofes.
O debate foi proposto pelos deputados Antonio Palocci (PT-SP) e Colbert Martins (PMDB-BA).
A reunião será realizada às 14h30 no plenário 13 do Senado.
Da Redação/WS
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara’)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
Fonte: Portal Câmara dos Deputados
