A subcomissão permanente sobre energias alternativas e renováveis, criada pela Comissão de Minas e Energia, realizará nesta quinta-feira (6) audiência pública sobre o Plano Nacional de Agroenergia e de Microdestilarias.
O plano está em vigor desde 2006 e estabelece as diretrizes para ações públicas e privadas de geração de conhecimento e de tecnologias que contribuam para a produção sustentável da agricultura de energia.
A audiência foi proposta pelo deputado Padre João (PT-MG). Ele explica que agroenergia é obtida a partir de produtos agropecuários e florestais e tem o objetivo de diminuir a dependência do petróleo e reduzir a emissão de gases poluentes.
Segundo o parlamentar, o plano nacional é peça fundamental para a promoção das energias alternativas e para o desenvolvimento do País com sustentabilidade socioambiental.
Foram convidados para o debate:
– o diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Dornelles;
– o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia, José Manuel Dias;
– um representante da Agência Nacional do Petróleo (ANP);
– um representante da Universidade Federal de Viçosa (MG).
A reunião será realizada às 10 horas, no Plenário 16.
Fonte: Portal C?¢mara dos Deputados
