AMB

Programa Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola, chega a Belém

Michel Medeiros
Em novembro, durante o XXI Congresso Brasileiro de Magistrados, o “Programa Cidadania e Justiça Também se aprendem da Escola”, chega a Belém (PA). Uma iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Escola Nacional da Magistratura (ENM), desde 1992, a ação já alcançou mais de 13 milhões de estudantes do Ensino Fundamental, nas escolas públicas de todo o País.
O trabalho tem como objetivo levar às salas de aula noções básicas sobre os direitos, deveres, justiça e cidadania, tornando professores e estudantes multiplicadores das premissas defendidas pela Constituição e pelas leis vigentes. O projeto é desenvolvido a partir do serviço voluntário de Magistrados, Defensores Públicos, Advogados, Membros do Ministério Público e operadores do Direito, que visitam as escolas no intuito de aproximar Justiça e comunidade.Além das visitas, os trabalhos são realizados por meio de cartilhas, que tem como personagem principal o Brasilzinho. De forma lúdica e simples, as crianças conhecem o funcionamento dos Poderes da República, enquanto se divertem. Os alunos ainda participam de um projeto cultural, com base nos ensinamentos absolvidos ao longo do ano. As atividades podem ser desenvolvidas por meio do teatro, da dança, da música e da redação.
Os estudantes podem conhecer mais sobre o projeto no site www.amb.com.br/cej/. Os Magistrados chegarão a Belém no dia 20 de novembro para participar de atividades com os alunos dentro das salas de aula.

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Programa Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola, chega a Belém. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/programa-cidadania-e-justica-tambem-se-aprendem-na-escola-chega-a-belem/ Acesso em: 22 fev. 2026
Sair da versão mobile