AMB

Fotos

Débora Bazeggio

A Escola Nacional da Magistratura, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, está realizando, nesta semana, o Programa de Capacitação em Poder Judiciário.  O curso começou nesta segunda-feira (7) e vai até a próxima sexta-feira (11) na sede da FGV, no Rio de Janeiro. A capacitação pretende oferecer aos Magistrados formação multidisciplinar nas áreas Jurídicas e de Gestão, com destaque para o aperfeiçoamento das atividades operacionais e de administração da Justiça.

A Professora Maria Tereza Sadek foi a primeira palestrante e falou sobre “O Poder Público e a Sociedade”. Os alunos analisaram dados e estudos sobre a recepção das ações deste Poder na sociedade, na política e na economia. “A ideia é mostrar que respostas de curto e longo prazo e a organização dos tribunais em determinado arranjo institucional provocam na sociedade e nos outros dois Poderes. Além disso, quais anseios e necessidades sociais a atuação dos Juízes pode preencher”, disse a Professora. No material didático os alunos tiveram acesso a pesquisas de opinião sobre a confiabilidade, a imagem do Judiciário perante o seu público e a opinião pública.

Na parte da tarde, o Professor Eugênio Facchini tratou “Desenho Institucional do Poder Judiciário”. Durante a disciplina, foi feita uma análise do Poder Judiciário como instituição, entendido e analisado em seus aspectos político, jurídico e gerencial de maneira inter-relacionada. “O objetivo é fornecer um diagnóstico sobre seu desempenho na sociedade brasileira de hoje e as perspectivas de evolução. A abordagem será interdisciplinar, visualizando-o sob a óptica legal, econômica, política e cultural”, explicou Facchini.

O Juiz Giordane de Souza, Magistrado do estado do Acre, apontou a importância da capacitação. “O curso é muito relevante, pois traz um aperfeiçoamento da nossa percepção da estrutura e funcionamento do Poder Judiciário. A maior contribuição é o nosso aperfeiçoamento. Os professores são conhecidos no cenário Jurídico e tem muita experiência o que dá esse olhar mais maduro ao Poder Judiciário”, disse. “Além disso, iremos multiplicar os conhecimentos para nossos Magistrados em nossos estados”, completou o Magistrado.

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fotos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/fotos-89/ Acesso em: 21 fev. 2026
Sair da versão mobile