AMB

Fotos

Débora BazeggioA Vice-Presidência de Direitos Humanos da AMB teve sua quinta reunião nesta gestão, na manhã desta quinta-feira (19), em Brasília. O encontro foi presidido pela Vice-Presidente de Direitos Renata Gil. Na reunião, foi avaliada a gestão atuante dos últimos seis meses na área de Direitos Humanos e foram tratadas as diretrizes para o ano de 2012.“A AMB tem sido reconhecida como uma entidade muito envolvida em Direitos Humanos. A Associação tem tido assento em comissões permanentes ou provisórias. Já participamos, formalmente, da Comissão Permanente de Direitos Humanos do Senado e, por meio desta comissão, já traçamos estratégias de Direitos Humanos para 2012 com vistas a 2013”, afirmou Renata Gil.Na reunião desta quinta-feira, a Secretaria recebeu a visita de pais de filhos deficientes e de Tatiana Cristina Vieira, uma deficiente com paralisia cerebral que tem estudado com ajuda da família e que pleiteia a inclusão em uma escola pública. “A AMB recebe muitos pedidos de apoio a projetos legislativos que envolvem deficientes, indígenas, autistas, e isso tudo se deve ao reconhecimento que o Presidente Nelson Calandra tem dentro do Congresso Nacional”, argumentou a Vice-Presidente.Esteve presente também a assessora do Deputado Fernando Capez (PSDB/SP), Daniela Vieira, que fez um relato do reconhecimento que a AMB tem no âmbito do meio político.
No que diz respeito ao Poder Executivo, será intensificada a participação da AMB no Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. “Vamos pleitear, a partir do nosso departamento legislativo, a alteração do Projeto Lei para inclusão da AMB na lista das entidades que comporão o Conselho dos Direitos Humanos que pretende ser criado em breve”, disse Renata Gil.Segundo ela, o Judiciário está passando por um processo de sensibilização da Magistratura com relação aos Direitos Humanos. A intenção é que seja criado um departamento específico nas Presidências dos Tribunais de todo o País. “Vamos estabelecer uma força-tarefa para que cada um de nós pleiteie junto aos órgãos a criação dos Conselhos de Direitos Humanos”, comentou a Vice-Presidente. Para aprovar formalmente o pedido e aprimorar o andamento das ações de Direitos Humanos nos Tribunais, será feita, no próximo Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, uma visita. Dessa maneira, será criada uma interlocução maior entre os operadores de Direitos Humanos e os Juízes.A repercussão da Revista de Direitos Humanos também foi comentada na reunião e, devido ao êxito, foi decidida a ampliação da distribuição. “Temos recebido muitos elogios da maneira com que foi tratado o tema de violência contra a mulher. Entidades que não são ligadas à Magistratura já pediram exemplares da publicação. Isso mostra que conseguimos alcançar nosso objetivo que era sensibilizar toda a sociedade”, completou Renata Gil. 

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fotos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/fotos-76/ Acesso em: 07 ago. 2025
AMB

Fotos

AMB

Fotos

AMB

Fotos

Sair da versão mobile