AMB

Fotos

Málcia Afonso – Enviada Especial

Parnaiba (PI) – Uma multidão acompanhou a celebração do casamento comunitário que oficializou a união de 169 casais, no Centro Cívico de Parnaíba (PI). O número não foi um acaso. Representou os 169 anos de emancipação do município, comemorados na quarta-feira (14). A cerimônia, uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e a Prefeitura, contou com a presença do Presidente da AMB, Nelson Calandra, e do Vice-Presidente de Comunicação, Raduan Miguel Filho.

Foi, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes dentre as atividades para celebrar o mês de aniversário de Parnaíba, localizada a 336 Km de Teresina, com população de 150 mil habitantes.  O primeiro casal a receber a certidão de casamento emocionou os presentes: José Pedro do Nascimento e Dona Josefa Faustina do Nascimento, ambos com 92 anos de idade.

“Vocês estão firmando um compromisso, sob a égide da lei, por meio do Poder Judiciário, no sentido de formalizar uniões que já existiam e outras que começaram agora. Que as estrelas do céu cubram cada um de vocês e todos que estão aqui, acompanhando este momento ímpar, com paz, saúde e prosperidade”,  disse o Presidente da AMB em sua mensagem para as pessoas que se aglomeraram no Centro Cívico.

Calandra destacou ainda o papel estratégico do Presidente da Escola Superior da Magistratura do Piauí (Esmepi), Edvaldo Moura, criador da Justiça Itinerante. O projeto já bateu a marca dos 400 mil atendimentos no Piauí e foi reproduzido no Brasil inteiro. Somente em Parnaíba, já são mais de quatro mil atendimentos.

“O Estado protege a instituição família e uma das formas de proteção é criar mecanismos para que não haja desavenças e nem dissipação de patrimônio, para que sejam respeitados os direitos dos filhos na herança”, pontuou Raduan Miguel Filho, ao falar sobre o porquê da importância do casamento, sob o aspecto legal.

Edvaldo Moura saudou o município pela passagem do aniversário e comemorou o sucesso da Justiça itinerante. “É com imensa alegria que represento este Tribunal em uma data tão importante. È uma satisfação poder ver a Justiça Itinerante progredindo cada vez mais. É um projeto consolidado”, afirmou.

Os casais foram chamados um a um. As certidões foram entregues pela titular da Vara de Família de Parnaíba, Zelvânia Barbosa.

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fotos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/fotos-353/ Acesso em: 21 fev. 2026
Sair da versão mobile