Málcia Afonso
O Magistrado Edison Aparecido Brandão tomou posse,nesta sexta-feira (19), como Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A cerimônia solene aconteceu no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede do TJSP, na presença de Magistrados, servidores, amigos e familiares.
O Desembargador Edison Brandão iniciou seu discurso emocionado. Lembrou a época em que ingressou na Magistratura paulista, aos 23 anos de idade. “Posso olhar nos olhos daquele jovem e dizer que tive uma vida reta e digna. Condenei, absolvi, julguei sem ódio, sem parcialidade. Tenho minha consciência absolutamente tranquila”, afirmou. Ele destacou que chegar ao cargo de Desembargador adquire dimensão ainda maior, tendo em vista que as promoções no TJSP são por antiguidade e, com isto, demoram. Edison Brandão, que é Diretor da Secretaria de Informática da AMB e da APAMAGIS, afirmou que, mesmo como Desembargador, irá se manter “fiel aos princípios do associativismo”.
O Presidente da AMB, Nelson Calandra, elogiou a atuação de Edison Brandão e agradeceu pelos mais de 20 anos de serviços prestados à Associação. “É um pioneiro na área de informática, profundo conhecedor do Direito e do Processo Penal. Com certeza, o Desembargador Edison, em sua nova missão, prestará relevantes serviços ao Judiciário e à população”, afirmou.Os demais presentes também foram unânimes em destacar o pioneirismo de Edison Brandão na área de informática, no âmbito do Judiciário. Ele foi o primeiro Juiz a promover uma audiência por videoconferência, em 1996.Para o Diretor-Presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM),Roberto Bacellar, Edison Brandão sempre trabalhou com inovação no sistema judiciário e irá levar esta forma de atuação para o novo cargo. “A ascensão dele também irá representar uma grande inovação para o TJSP, porque ele é muito criativo na área de informática e tem grandes projetos”, disse.
O Diretor da Secretaria de Interiorização da AMB, Flavio Fenoglio Guimarães, ressaltou a dedicação de Edison Brandão à Magistratura. “A posse como Desembargador coroou a carreira dele. É um homem de vanguarda. E, mais do que ele, o TJSP ganha um grande presente, que é o trabalho, a dedicação deste pioneiro da informática no Judiciário”, disse.
O Presidente do TJSP, Ivan Sartori, discursou em nome da instituição e disse que se sentiu honrado quando o colega Edison Brandão, com sua originalidade, o convidou para ser o orador da cerimônia. “Nosso querido Brandão é um grande amigo. Já se passaram 28 anos e quatro meses de serviços prestados à Magistratura. Confesso que me sinto bastante emocionado. Brandão é um homem técnico, mas também bastante humano.”Também estiveram presentes à solenidade o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sidnei Benetti; o Vice-Presidente do TJSP, Desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini; o Presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, Desembargador Antônio Carlos Tristão Ribeiro; o Presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, Desembargador Antonio José Silveira Paulilo; o Presidente da Associação Paulista de Magistrados (APAMAGIS), Roque Mesquita; e o Diretor-Tesoureiro da AMB, Irineu Jorge Fava, dentre outras autoridades.COM INFORMAÇÕES DA ASCOM/TJSP
Fonte: AMB
