AMB

Fotos

Michel Medeiros
Com os temas “Desenvolvimento e Cidadania” e “Justiça e Sustentabilidade”, o Instituto Innovare premiou, nesta quarta-feira (7), as iniciativas de destaque promovidas por Juízes, Advogados, membros do Ministério Público e operadores do Direito, no ano de 2012. Membro do Conselho Superior do Prêmio, o Presidente da AMB, Nelson Calandra, acompanhou a cerimônia, realizada no Supremo Tribunal Federal.
Neste ano, foram enviadas mais de 300 práticas, de todas as Unidades da Federação. Os trabalhos foram divididos nas seguintes categorias: Advocacia, Defensoria Pública, Juiz, Ministério Público, Tribunal e Prêmio Especial. Cada vencedor foi contemplado com um troféu e R$ 50mil, com exceção da categoria Tribunal, que não recebeu premiação em dinheiro.
O Presidente da AMB avaliou o Prêmio como um importante estímulo a criação de metodologias mais eficientes de trabalho, como forma de aperfeiçoar o Judiciário. “Vivemos um tempo de mudanças no Judiciário brasileiro, um tempo de avanço, e esse prêmio traz a participação de vários Tribunais, de vários protagonistas do Judiciário Brasileiro, cada qual apresentando um projeto no sentido de aprimorar o nosso dia a dia e liquidar a dívida da morosidade”, destacou Calandra, que é Conselheiro do Innovare.
O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Ayres Brito, conduziu a cerimônia e definiu o Innovare como uma importante ferramenta para o reconhecimento do Judiciário pela sociedade. “O espaço do Judiciário é o espaço da coragem, do desassombro, expresso por meio de seus vetos e sansões. O Innovare cumpre esse papel de dinamizar o Judiciário”, afirmou.
A Desembargadora Leila Maria Carillo, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, foi homenageada na categoria Tribunal, com a prática Mediação Escolar. “Recebo esse prêmio com muita alegria, pois ele é o reconhecimento de uma filosofia de pacificação social, e foi isso o que buscamos ao levar a mediação para as escolas. Por meio dessa iniciativa, trabalhamos para que os professores conheçam essas técnicas de pacificação e possam solucionar os conflitos que surgem no ambiente escolar”, declarou.
A Vice-Presidente de Direitos Humanos da AMB, Renata Gil, acompanhou a cerimônia e elogiou a iniciativa. “Através do Prêmio nós destacamos a criatividade do Poder Judiciário e isso sensibiliza outros Magistrados a adotarem práticas também inovadoras. Nós nos aproximamos do futuro quando destacamos essas práticas”, ressaltou.
O Prêmio é uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, da Associação Nacional dos Defensores Públicos, da Associação dos Juízes Federais do Brasil, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação Nacional dos Procuradores da República, com o apoio das Organizações Globo.
Práticas vencedoras:
Tribunal: “Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho”, do Tribunal Superior do Trabalho.
Juiz: Oilson Nunes dos Santos Hoffmann Schmitt, de Varginha (MG), com a prática “Mães que Cuidam”.
Ministério Público: Athayde Ribeiro Costa, do Distrito Federal, com o “Grupo de Trabalho Copa do Mundo Fifa Brasil 2014”.
Defensor Público: Yuri Costa, Giolano Damasceno e Marcos Ribeiro, pela assistência a portadores de hanseníase no Maranhão.
Advocacia: “Cidadania, Direito sem Litígio”, coordenada pelo advogado Alberto Cavalcante Braga, de Brasília.
Prêmio Especial: concedido ao Procurador da República Daniel César Azeredo Avelino, de Belém (PA), pela prática “Municípios Verdes”.

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fotos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/fotos-234/ Acesso em: 22 fev. 2026
Sair da versão mobile