AMB

Fotos

Renata Brandão – Enviada especial
Teresina (PI) – A Advogada Claudia Politanski apresentou aos Magistrados participantes do 31º Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), nesta sexta-feira (18), o projeto do banco para mudar o processo de gestão do que é contestado. O Presidente da AMB, Nelson Calandra, também assistiu à exposição, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI).
“A gente quer retomar a responsabilidade de fazer a boa gestão no nosso contencioso, evitar a judicialização dos conflitos quando eles acontecem. Isso significa que a gente quer tratar os problemas antes de virarem ações e, quando virarem ações, estaremos buscando métodos alternativos de conciliação de quando o banco errou e tem razão”, argumentou Claudia.
Para Calandra, a exposição foi importante, pois,alguns bancos têm tem mais de 500 mil processos judiciais em andamento. “O banco está desenvolvendo uma técnica para reduzir o número de processos, prestigiando os Juizados Especiais e os entendimentos firmados nesse Foro”, ressaltou.
Segundo o Presidente do Fonaje, Joaquim Domingos de Almeida Neto, uma gestão de um segmento da justiça que trata com demanda de massa tem que pensar na administração. “Convocar o grande fornecedor desse serviço judiciário que, no caso, é o banco e a prestadora de serviço, para tentar encontrar mecanismos que façam o fluxo voltar à normalidade. A normalidade é o cliente negociar com o banco, é um ônus que cabe ao banco, então se a gente conseguir devolver esse ônus para o banco, e deixar para o judiciário só aquilo que é controverso, a gente vai conseguir começar a administrar a prestação da Justiça”, disse.
Neste ano, o tema do Fonaje foi “Juizados Especiais: Estruturação do Sistema”. O evento, que debateu ações efetivas para melhorar os Juizados Especiais em todo o País, aconteceu entre os dias 16 e 18, em Teresina.

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fotos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/fotos-103/ Acesso em: 21 fev. 2026
Sair da versão mobile