AMB

Fotos

Renata Brandão – Enviada especial
Teresina (PI)
– Pela primeira vez, Teresina sedia o 31º Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), que, neste ano, tem como tema “Juizados Especiais: Estruturação do Sistema”. A abertura do evento, que aconteceu na noite desta quarta-feira (16), no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), contou com a presença do Presidente da AMB, Nelson Calandra.
Realizado até o dia 18, na capital piauiense, o Fonaje tem o objetivo de sensibilizar o Estado Brasileiro sobre o crescente aumento de demanda e a consequente necessidade de estruturar adequadamente as unidades do Sistema dos Juizados Especiais, para prestar uma rápida e eficaz tutela jurisdicional. Atualmente, os Juizados Especiais respondem por mais de 50% dos processos em andamento em todo o País.No seu pronunciamento, Calandra destacou que acompanhou a instalação e a criação do primeiro Juizado Especial no Brasil. “Trabalhei na elaboração dos primeiros passos desse movimento. Fico feliz por ver que a jornada tão longa tem atendido de modo muito eficiente à população brasileira. O melhor setor avaliado dentro do Poder Judiciário é o Juizado Especial, e Teresina é um polo novo de desenvolvimento brasileiro, com grandes índices de trabalho e produção em todos os setores, uma cidade que recebe o movimento de braços abertos”, disse Calandra.Durante a solenidade, o Presidente da AMB recebeu da Associação dos Magistrados do Estado do Piauí (Amapi) a medalha e o diploma Mérito Judiciário Conselheiro Coelho Rodrigues. Após a homenagem, o Ministro Marco Aurélio Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), fez a primeira palestra do evento sobre o Aperfeiçoamento do Sistema dos Juizados Especiais.“Destaquei alguns assuntos que acho interessante para reflexão do Fonaje. Nesta quinta-feira, formaremos comissões dentro do Fonaje, onde serão distribuídos alguns assuntos dos temas como a instalação de novas unidades, o número de funcionários e Juízes, a nomeação de conciliadores, entre outros. Vamos levar esses assuntos para reflexão, tirarmos conclusões e remetermos para os Tribunais, CNJ e OAB”, disse o Miinistro.

Participaram também da solenidade, o Presidente do TJPI, Edvaldo Moura, a Vice-Presidente da Amapi, Maria Zilnar Coutinho Leal, o Presidente do Fonaje, Juiz Joaquim Domingos de Almeida Neto, o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Guilherme Vasi Werner, a Coordenadora da ENM, Graça Marina Vieira, entre outros Magistrados e autoridades.
Chegada Assim que chegou ao aeroporto, o Presidente da AMB foi recebido calorosamente pelo Presidente do TJPI, Edvaldo Moura, pelo Desembargador pernambucano Eurico de Barros Correia Filho, e pela Juíza do TRT/PI Loisima Miranda.

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fotos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/fotos-100/ Acesso em: 21 fev. 2026
Sair da versão mobile