Em abril, a Escola Judicial do Trabalho da 2ª Região (Ejud-2) promoveu eventos focados nas necessidades reais e atuais do TRT-2. Com ações planejadas, a Ejud-2 baseou as atividades de abril na chegada de novas tecnologias e no futuro dos profissionais dentro do próprio Tribunal.
Com vistas a preparar servidores e magistrados para a chegada do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), foram realizados um curso e um workshop. O workshop O Judiciário Eletrônico – o uso da tecnologia da informação na construção do moderno judiciário foi desenvolvido em parceria com a Escola de Direito de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas. E o Curso de Teoria Geral do Processo Judicial Eletrônico, realizado on line, buscou a sensibilização para as principais questões decorrentes da implantação do sistema digital de processos.
Já com foco no desenvolvimento da carreira dos que trabalham no Tribunal, cinco cursos e uma palestra foram ministrados. Voltados para a área administrativa, os cursos Desenvolvimento de Competências Gerenciais e Gestão Estratégica com Balanced Scorecard foram ministrados pelo método de ensino a distância e integram o Programa de Reciclagem Obrigatório, para servidores que exercem cargo de gestão.
Ainda objetivando o aperfeiçoamento funcional, mas agora voltados para cargos específicos ligados a atividade-fim do TRT-2, os cursos Administração de Vara do Trabalho e Formação para Assistente de Juiz abordaram aspectos ligados àquelas funções mais próximas aos magistrados. E para estes últimos, mais precisamente, a palestra Técnica para coleta de prova oral ensinou técnicas para extrair, de forma mais eficiente, informações dos depoentes. Houve, ainda, o IV Curso de Formação de Conciliadores, ofertado a magistrados, servidores e membros do Ministério Público interessados em atuar como conciliadores junto ao Núcleo Permanente de Conciliação.
Simpósio, cursos e mini-cursos
O dia 20 de abril foi dedicado aos temas acidentes de trabalho e doenças laborais: aconteceu no auditório do 1º subsolo do Fórum Ruy Barbosa o 1º Simpósio de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais.
O Direito tutelar – Módulo 1 e o Novo acordo ortográfico foram cursos realizados pelo Núcleo de Educação à Distância da Ejud-2. Já os mini-cursos, com menos de 16 horas/aula cada um, trouxeram informações sobre direito previdenciário e audiologia ocupacional.
Fonte: AMB
