Málcia Afonso
O Vice-Presidente de Assuntos Culturais da AMB, Rosalvo Vieira, participou nesta quarta-feira (31), em Salvador, de audiência entre o Governador da Bahia, Jaques Wagner, integrantes da Frente Parlamentar Mista de Criação dos Tribunais Regionais Federais e entidades representativas da Magistratura e da Advocacia.
O objetivo do encontro foi convidar Jaques Wagner a apoiar a criação dos Tribunais e a participar de ato público, que será realizado em Brasília, nesta quinta-feira, em defesa da implantação dos novos TRFs.
De acordo com Rosalvo Vieira, que representou o Presidente Nelson Calandra, a recepção do Governador da Bahia foi positiva, tendo em vista que um dos Tribunais previstos deverá ser instalado em Salvador. “A AMB defende a criação dos Tribunais por entender que é de fundamental importância para a sociedade, que clama por novos TRFs, porque a medida resultará em mais agilidade e rapidez no andamento dos processos que tramitam na Justiça Federal”, afirmou.
Rosalvo Vieira disse ainda que a expectativa da AMB é de que o Colegiado do Supremo Tribunal Federal (STF) derrube a liminar concedida pelo Presidente daquela Corte, Ministro Joaquim Barbosa, que em 17 de julho suspendeu a criação dos novos Tribunais, atendendo argumentação da Associação Nacional dos Procuradores Federais (ANPAF).
A implantação dos novos TRFs em Curitiba, Belo Horizonte e Manaus, além de Salvador, foi aprovada por meio da Emenda Constitucional nº 73/2013.
Veja aqui a Nota Pública da AMB sobre a criação dos TRFs.
Fonte: AMB
