AMB

AMB apoia projeto de desenvolvimento em Pari-Cachoeira

 
Mais uma etapa da implementação do Projeto “Centros Integrados de Desenvolvimento Regional” ocorreu entre os dias 19 e 20 de dezembro, em São Miguel, que fica no distrito de Pari-Cachoeira, Município de São Gabriel da Cachoeria, no Amazonas.
 
Os Centros Integrados de Desenvolvimento Regional (CIDR) foram idealizados e são coordenados pelo Juiz José Barroso Filho. O projeto foi lançado, oficialmente, pelo Ministério da Defesa em dezembro de 2010, dando sequência a atividade que já vinha sendo desenvolvida desde 2005 pelo Magistrado em seis estados da região: Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará.
 
Segundo Barroso, os CIDR visam fortalecer a inclusão social e a cidadania, por meio de processos participativos de gestão das políticas públicas, envolvendo parcerias entre órgãos governamentais, a sociedade civil e o setor privado, com transparência e controle social; acesso da população regional às políticas universais de educação, inclusão digital, apoio técnico agrícola, piscicultura e acesso à Justiça. Além disso, viabilizar atividades de produção sustentável com inovação tecnológica, estimulando a geração de emprego e renda, o aumento da segurança alimentar e o uso múltiplo da floresta em bases sustentáveis.

A operação promoveu a entrega de materiais didáticos, como livros, cadernos, lápis, caneta, borrachas e vídeos educativos. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)  doou o material didático e os vídeos educativos, o Tribunal Superior do Trabalho os computadores, a Microsoft os programas de informática, além de brinquedos para as crianças e adolescentes da comunidade.
 
A GOL linhas aéreas transportou, gratuitamente, no trecho Brasília /Manaus, os 400 quilos de materiais disponibilizados à comunidade.
 
O momento mais emocionante foi quando o Magistrado disse “Nós nos importamos com vocês” ao entregar uma cadeira de rodas à pequena Justiane, de 05 anos, e paraplégica. A cadeira de rodas foi doada pela Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), entidade sediada no Rio de Janeiro, que é uma referência nacional em Medicina Física e Reabilitação (www.abbr.org.br).
 
“Agradeço de coração, pela alegria de poder receber esta generosa doação. Que Deus possa recompensá-los em dobro”, disse a irmã Madalena Martins Rocha que trabalha na comunidade.
 
Na conversa com os alunos, o Juiz Barroso fez um pedido. “Nunca permitam que alguém lhes diga que não podem. Tenham garra para lutar pelos seus ideais e ampliem seus horizontes com o estudo. Os limites do seu mundo são os limites do seu conhecimento”.
 
Barroso agradeceu aos participantes, em especial, ao Exército por manter a estrutura que permite o funcionamento dos Centros Integrados de Desenvolvimento Regional e à Força Aérea Brasileira, sem a qual não conseguiríamos chegar aqui e a entidade “Jovens Guerreiras” que promove ações de cidadania nas comunidades de São Gabriel da Cachoeria. “Que o sorriso da Justiane possa iluminar os nossos caminhos em direção a uma sociedade mais justa e fraterna”, concluiu.
 

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. AMB apoia projeto de desenvolvimento em Pari-Cachoeira. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/amb-apoia-projeto-de-desenvolvimento-em-pari-cachoeira/ Acesso em: 22 fev. 2026
Sair da versão mobile